Profissionais de cinco municípios da Região Noroeste do Espírito Santo que lidam com a merenda escolar estão participando, nesta segunda-feira, 25, de uma oficina da “Agricultura Familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar”, ofertada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio do seu Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane).
O evento, que acontece no auditório da EMEFTI Ozéias Rezende, é voltado para nutricionistas, servidores das secretarias de Educação e de Agricultura, equipe de licitação e compras, agricultores familiares, membros de sindicatos rurais, servidores do Incaper, conselheiros da alimentação escolar (CAE), ou qualquer pessoa ou instituição envolvida com a agricultura familiar que atuem nos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Ecoporanga, Barra de São Francisco e Mantenópolis.
Um dos participantes da oficina é o ex-vereador José Valdeci de Souza, da Federação dos Agricultores Familiares do Espírito Santo, disse que a oficina é importante para a atualização de regras e procedimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os agricultores familiares.
“Viemos para nos atualizar, mas também para sugerir algumas coisas para facilitar os negócios entre o PNAE (Escolas) e os agricultores familiares”, disse Souza.
Já a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, que esteve na abertura do evento disse que o evento em Barra de São Francisco é importante para o setor e merenda escolas e conta com a participação de profissionais de vários municípios da região.
OBJETIVO
Fazer o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais para a boa execução do PNAE dos municípios selecionados. Além de favorecer a troca de vivências, encontro e diálogo entre os municípios e entre atores pertinentes às duas pontas da cadeia de oferta e demanda dos produtos da agricultura familiar. (Da Redação)
Comente este post