
O aniversário de 119 anos da Primeira Igreja Batista de Vitória promoveu um aparente milagre: lado a lado, o governador Renato Casagrande (PSB), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazoline, e o ex-prefeito de Serra, Audifax Barcellos, que é candidato ao governo, assim como também o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael. Eles participaram do culto noturno deste domingo (4), com o templo, localizado na Avenida Beira-Mar, na capital, lotado de fieis.
Candidato à reeleição, Casagrande teve a oportunidade de falar à Igreja, mas não mencionou a candidatura e nem pediu voto. Na condição de governador, limitou-se a parabenizar a igreja pelo aniversário e agradecer à colaboração que a Primeira Igreja dá à cidade e ao Estado. Também fez menção ao pastor anterior, Oliveira Araújo, que chegou a participar do Conselho de Ética do Governo, e agradeceu ao pastor da igreja, Doronézio Andrade, por mensalmente ir ao seu gabinete orar por ele e pelo Estado.

Davi Esmael, que, assim como Audifax, é batista, entregou, através do prefeito, um voto de louvor em reconhecimento à contribuição da igreja à cidade de Vitória. Os quatro – Pazolini, Davi Esmael, Casagrande e Audifax – receberam uma oração especial. Pazoline também falou à igreja. Audifax não falou. O culto foi transmitido ao vivo pelo canal da PIB Vitória no Youtube.
HISTÓRIA
O site da instituição relata que a Primeira Igreja Batista de Vitória foi organizada no dia 02 de setembro de 1903, do outro lado da baía, no morro de Argolas, antes distrito de Vitória, e que hoje, pertence ao município de Vila Velha.
Naquele dia, o Concílio, constituído pelos pastores Zacarias C. Taylor, representando a Primeira Igreja Batista da Bahia, A. L. Dunstan, missionário em Campos – RJ, e Francisco José da Silva, recém consagrado ao ministério, examinou os 14 irmãos reunidos naquela pequena e singela casa coberta por folhas de zinco, paredes e chão de barro batido. Uma rústica mesa serviu como púlpito.
Após o exame, tendo sido aprovados, foi declarada a organização de Igreja Batista de Vitória, que, anos depois, passou a se denominar Primeira Igreja Batista de Vitória.
Decorrente do crescente progresso e o acréscimo de novos membros, a Igreja necessitava de mais espaço. Por isso, precisou sair de Argolas e vir para Vitória. Aqui mudou de endereço cinco vezes:
1ª) Em 1904, um ano e meio depois da chegada de Loren Reno, a Igreja passou a se reunir na casa do diácono Estanislau Lemos, onde já funcionava a Escola Bíblica Dominical.
2ª) Av. Schmidt, 70 – Residência do Pr. Loren Reno, onde, também, funcionou uma escola de alfabetização.
3ª) Cidade Alta, Praça Marechal Hermes, em um salão alugado, cuja reforma precisou ser feita à noite e de portas fechadas, por causa da intolerância religiosa reinante.
4ª) Rua General Osório. Foram duas construções. A primeira, inaugurada em 1909, foi denominada de o “Templo da Torrinha”. Nele, foi organizada uma escola, que deu origem ao Colégio Americano Batista. A segunda construção, concluída em 1932, foi ocupada até 1976.
5ª) Templo atual, na Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 595, desde 30 de outubro de 1976, no Prédio de Educação Cristã. O templo atual foi inaugurado em 1982.
Nestes 119 anos de existência, a chamada PIB em Vitória teve 10 (dez) pastores:
Francisco José da Silva (1903/1904),
Loren Marion Reno (1904/1929),
Almir Santos Gonçalves (1929/1946),
Walter Kaschel (1946/1951),
Alfredo Vianna Barbosa (1952),
James Palmer Kirk (1953/1958),
Nilson do Amaral Fanini (1958/1964),
Samuel Cardoso Machado (1967/1991),
Oliveira de Araújo (1992/2016),
Pr Doronézio Pedro de Andade, desde 08 de abril de 2017
Em períodos de transição, a Igreja teve alguns pastores interinos: Natanael de Barros Almeida (1952/1953), Paul Wayne Noland (1965), Orivaldo Pimentel Lopes (1966/1967), Addison Caio de Magalhães Cintra (1991/1992) e Pr Geriel de Oliveira (agosto / 2014 a março / 2017).
Em março de 2016, a Igreja elegeu o Pr Oliveira de Araújo como seu Pastor Emérito. No dia 3 de junho de 2017, aos 69 anos, o pastor Oliveira morreu, depois de uma longa luta contra um câncer na face. Desde 2017, o Pr. Doronézio Pedro de Andrade é o pastor titular.
“A Primeira Igreja Batista de Vitória tem crescido na bênção e direção no nosso Senhor. Além da evangelização local, tem atuação marcante na obra missionária no Brasil e no exterior, sustentando missionários nos mais diversos lugares e países. Neste ano de preparação para os 120 anos, a Primeira Igreja Batista de Vitória prossegue a sua jornada, cumprindo a sua missão de ir ao mundo, proclamar Cristo às pessoas, e ser uma igreja viva na adoração, no discipulado, no ensino, na comunhão e no serviço” diz a postagem. (Da Redação com José Caldas da Costa)
Comente este post