
O governador Renato Casagrande transfere na manhã desta segunda-feira, 20, simbolicamente, a Capital do Espírito Santo para o município de São Mateus. O ato é realizado anualmente no Dia Nacional da Consciência Negra e está previsto na Lei Estadual nº 8.790/2007.
A solenidade acontecerá Casa da Cultura, no Sítio Histórico Porto, com a presença de diversas autoridades.
A transferência simbólica da Capital para São Mateus é extremamente importante. “Aqui viveu Zacimba Gaba, mulher negra que lutou, resistiu e libertou muitas pessoas que foram escravizadas. Aqui atracou o último navio negreiro que chegou ao Brasil e aqui tem uma grande população negra. Estar aqui hoje, com nossa vice-governadora, que é negra, para esta solenidade também é histórico. Que possamos lutar dia a dia contra o racismo, que sejamos antirracistas e possamos transformar nossa sociedade em um espaço realmente democrático, justo e igualitário”, afirmou o governador no ano passado.
Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra relembra, por meio de ações em todo Brasil, a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei nº 12.519 já no ano de 2011. (Da Redação com Secom-ES)
Comente este post