A cidade de Cariacica, com 350 mil habitantes, será pioneira no Espírito Santo em receber em uma de suas principais vias públicas os novos Totens de Segurança por meio dos quais a Secretaria de Estado de Segurança quer aumentar a vigilância e o controle sobre a criminalidade, melhorando ainda mais os índices de redução de todos os tipos de infrações legais, como já vem ocorrendo.
O prefeito licenciado Euclério Sampaio (MDB) salientou que a escolha de Cariacica se dá pela parceria estabelecida com o Governo do Estado e a credibilidade da administração municipal. O lançamento acontece nesta segunda-feira (28), às 8h, na Avenida Expedito Garcia, com a presença do governador Renato Casagrande, da prefeita em exercício Shymenne de Castro e demais autoridades.
Com quatro metros de altura, os totens são blindados e equipados com câmeras 360°, giroflex, sistema de áudio, comunicadores de alta potência e botão de emergência com ligação direta ao Ciodes 190. A tecnologia embarcada inclui inteligência artificial capaz de identificar aglomerações, comportamentos suspeitos, invasões a áreas restritas e veículos com restrições.
Integrados ao Cerco Inteligente e ao sistema de segurança estadual, os equipamentos funcionam como pontos ativos de vigilância, ampliando a presença das forças de segurança e a capacidade de resposta a situações de risco.
“É uma honra para Cariacica ser a primeira cidade capixaba a receber essa tecnologia. A chegada dos totens é resultado de uma parceria importante com o Governo do Estado e mostra como a união entre os poderes pode trazer mais segurança, inovação e qualidade de vida para a nossa população”, afirmou a prefeita em exercício, Shymenne de Castro.
Cinco pontos estratégicos de Cariacica receberão os totens: Ceasa (Vila Capixaba), dois pontos na Avenida Expedito Garcia, Mercado Municipal e Jardim América. A ação visa aumentar a segurança em áreas de grande circulação, vulnerabilidade social e alta incidência de crimes.
CONTROLE DA VIOLÊNCIA
Cariacica é, das grandes cidadstado, uma das que estão alcançando os melhores índices de controle da violência. Nos 205 dias de 2025 o número de homicídios caiu -19%, de 64 em 2023 para 52. O último homicídio ocorreu há 20 dias, em 05 de julho. Esse é o melhor desempenho das grandes cidades da Região Metropolitana neste momento. O indice de homicídios é de 24,50 por grupos de 100 mil habitantes.
A vizinha Vila Velha aumentou o número de homicídios em 17,74% no mesmo período, com índice de 25,85 homicídios por grupos de 100 mil habitantes. O crime desta natureza, mais recente, foi nesta semana, no domingo (20). Fundão, que também pertence à Grande Vitória mas tem apenas 18.824 habitantes, está há 138 dias, ou seja, perto de alcançar cinco meses sem essas mortes.
O Espírito Santo tem 59 dos seus 78 municípios com 30 dias ou mais sem homicídios. Onde há mais tempo não ocorrem esses crimes é Muqui, no Sul do Estado, há 1.472 d dias sem ocorrência. (Da Redação)
Comente este post