O patinho feio está virando cisne. Antes vista como município dormitório e uma espécie de primo pobre da Região Metropolitana, o município de Cariacica projeta-se como uma terra de novas oportunidades. E o poder público tem muito a ver com isso.
Visto com desconfiança quando deixou uma longa carreira no Legislativo para, pela primeira vez, assumir o Poder Executivo, o prefeito Euclério Sampaio (MDB) tornou-se uma quase unanimidade a ponto de, na reeleição, obter a maior votação da história do município, a terceira maior, proporcionalmente, do País, entre os municípios com mais de 200 mil eleitores – portanto, com eleições em dois turnos.
E, a despeito dos problemas de saúde que o levaram a disputar o pleito a partir da UTI de um hospital (teve que transplantar os rins), entrou acelerado no novo mandato. Euclério orgulha-se de falar do crescimento econômico de Cariacica. Nos 100 primeiros dias do novo mandato, foram abertas 2.660 novas micro, pequenas e média empresas no município.
Além disso, comemora o fato de a cidade ser vista por empresas maiores como um mercado promissor, como o Burger King, a academia Welness e uma loja do restaurante Mahai. Isso sem contar com empreendimentos que estão anunciados ao longo de 2025, com previsão de gerar 15 mil novos empregos no muinicípio.
“Posso afirmar que o crescimento que estamos alcançando em Cariacica vai resgatar o orgulho da população de viver em uma cidade que gera emprego e se desenvolve a cada dia”, disse o prefeito que, entre outubro de 2024 e março de 2025, esteve internado três vezes e fez duas cirurgias.
“Eu não aguentava ficar dez minutos num ambiente, sentia muita fraqueza. Mas tudo deu certo com o transplante e estou pronto para uma vida longa e saudável, com muita disposição para trabalhar por Cariacica”. (Euclério)
A equipe sabe o que o líder deseja e, por isso, mesmo com Euclério internado, a locomotiva seguiu em frente: “não houve paralisação e nem redução das atividades de toda nossa equipe. Mesmo internado, eu despachava normalmente direto do hospital. Toda equipe foi muito bem comandada pela nossa vice-prefeita e secretário de Governo, Shymenne de Castro”.
Numa entrevista ao jornalista Elimar Côrtes, o prefeito de Cariacica (350 mil habitantes) fez questão de manifestar suas crenças pessoais que o impulsionam: “A chave do sucesso é colocar Deus em primeiro lugar. Depois, o gestor tem que gostar do que faz e ter bons parceiros, como nós temos, que é o governador Renato Casagrande. O sucesso é também cuidar das pessoas, independente de partidos políticos e de ideologia política. Eu não governo pensando em ideologia, mas não abro mão de preservar sempre o ideal que é o de colocar Deus e família em primeiro lugar.”
Veja a íntegra da entrevista.
Blog do Elimar Côrtes – Qual a avaliação que o senhor faz dos primeiros 100 dias de gestão neste seu segundo mandato?
Euclério Sampaio – Quem tem que fazer essa avaliação é a população de Cariacica. Da minha parte e de minha equipe, mantivemos o mesmo ritmo acelerado de entregas, mesmo tendo que enfrentar problemas. Assinamos diversas Ordens de Serviços e entregamos várias obras na saúde, educação, nas áreas sociais e nas infraestruturas.
Nossa rede de saúde possui hoje 30 unidades de saúde. Outras três estão em construção, que são as Unidades Básicas de Retiro Saudoso, São Geraldo e Porto Santana. Já as unidades de Operário e Padre Gabriel tiveram a Ordem de Serviço dada recentemente.
– Que ações o senhor destacaria na área social?
– Já entregamos dois abrigos para crianças, um abrigo adulto e uma Casa de Acolhimento Institucional para adolescentes do sexo feminino de 12 e 17 anos incompletos. Temos firmamos um termo de colaboração com uma instituição para acolhimento de adolescentes de 12 a 17 anos incompletos do sexo masculino.
Implantamos também dois Centros de Convivência para Pessoa Idosa (CCPI), em Jardim América e em Campo Grande. O de Campo Grande inauguramos no início de janeiro. Ele atende mais de 60 anos e atende pelo menos 200 pessoas idosas. Nosso trabalho no campo social é muito importante e resgata a dignidade de pessoas da melhor idade.
– O Mercado Municipal, localizado em Itacibá e inaugurado em março deste ano, já se tornou ‘point’.
– Com certeza. As pessoas estão indo lá para fazer compras e até para lazer. Recentemente, tivemos no Mercado Municipal show do cantor Gustavo Passos. O Mercado conta com 59 lojas, três restaurantes e locais para realização de eventos culturais, além de praça de alimentação.
Para aquela região de Itacibá e Porto de Santana, vamos em breve construir um estacionamento para quem quer curtir a Orla de Cariacica. Para isso, a Vale nos cedeu um espaço, que fica em frente à Orla, para a construção de vagas para veículos.
– De que forma a chegada de novas empresas contribui para o desenvolvimento de Cariacica?
– O primeiro, e muito importante, é a geração de empregos. Vivemos um boom de crescimento com a abertura de novos empreendimentos. Para se ter ideia, cinco novos atacadistas do segmento supermercadista, a Obramax, que é loja de atacado de material de construção do grupo francês Leroy Merlin, além de empresas de logística e empreendimentos comerciais estão sendo instalados na cidade neste ano de 2025. Isso proporciona mais de 15 mil novos postos de trabalho a serem gerados no decorrer do ano.
Antes de completarmos os 100 primeiros dias de gestão, registramos a abertura de pelo menos 2.660 micro, pequenas e médias empresas. Posso afirmar que, o crescimento que estamos alcançando em Cariacica, vai resgatar o orgulho da população de viver em uma cidade que gera emprego e se desenvolve a cada dia.
Passamos por um momento tão bacana que novos empreendimentos serão instalados na Avenida Mário Gurgel, entre o Trevo de Alto Laje e Campo Grande. Vamos receber uma loja do Burger King, a Academia Wellness e o Restaurante Mahai.
– Às vésperas das eleições municipais de outubro de 2024 o senhor teve que ser internado por conta de uma pneumonia. Em janeiro de 2025, passou por uma cirurgia para transplante de rins. Em março, voltou a se internar para nova cirurgia, desta vez para retirada dos dois rins originais. Nesses períodos de internação, houve redução dos serviços da Prefeitura?
– Claro que não. Não houve paralisação e nem redução das atividades de toda nossa equipe. Mesmo internado, eu despachava normalmente direto do hospital, até mesmo no dia em que fui operado. Toda equipe foi muito bem comandada pela nossa vice-prefeita e secretário de Governo, Shymenne de Castro. Ela é muito competente e sempre dá conta do recado. Escolhi uma pessoa muito honrada e brilhante para a vice.
– O que a população pode esperar do Complexo Esportivo Hugo Viola, que está sendo construído em Jardim América?
– Pode esperar um dos melhores e maiores complexos do Estado. É mais uma obra que Cariacica constroi com a ajuda do governador Renato Casagrande, que é parceiro nessa empreitada. O espaço vai ter quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, ciclovia, campo de futebol, pista de skate, arquibancada, playground, iluminação em LED, vestiário, quiosque, academia popular, bancos, pergolado, paisagismo e mais.
Nossos arquitetos projetaram o Complexo de Jardim América para ter também calçadas acessíveis e sinalização horizontal e vertical para garantir segurança e conforto aos frequentadores. Vamos ainda atender a todas as faixas etárias, promovendo atividades físicas, integração social e bem-estar. Até março, já havíamos atingido 45% de execução da obra, numa área de quase 800 metros quadrados. Vai ter até campo de grama sintética.
– Seu mandato termina no final de 2028. Até lá, o que a população de Cariacica pode esperar mais da gestão?
– Um novo viaduto na Avenida Mário Gurgel – trecho municipalizado da BR-262, que vai da descida da Segunda Ponte, em Jardim América, até a Ceasa. Depois que inauguramos o Viaduto Dona Rosa, que liga a rua de acesso ao Estádio Kleber Andrade a Campo Grande (pela Faculdade Pio XII), estamos terminando agora o projeto para realizar a licitação para a construção do segundo viaduto, que vai ficar no Trevo de Alto Laje.
Tenho ainda o sonho de fazer a dragagem do Rio Itanguá, além de drenar e pavimentar o máximo de ruas e avenidas ao longo dos próximos anos.
Queremos fazer mais obras de drenagem como as que estamos dando Ordem de Serviço hoje (11/04), no bairro Jardim Botânico. Obras de drenagem, pavimentação e sinalização em diversas ruas. Posso adiantar que as intervenções vão contemplar as ruas Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, parte da rua Rio Marino, além de trechos das ruas Camilo Peçanha e Machado de Assis.
Essas obras são fundamentais para melhorar a mobilidade urbana, dar mais segurança e qualidade de vida para os moradores de Jardim Botânico. Estamos trabalhando para levar infraestrutura a todas as regiões da nossa cidade.
Também temos mais investimentos para a educação, saúde e lazer, como o término da construção do Complexo Esportivo de Jardim América. Vamos entregar o Complexo em julho deste ano. É uma obra de R$ 10 milhões.
– Qual é o segredo do sucesso de Cariacica após a sua chegada à frente da Prefeitura em janeiro de 2021?
– A cidade, de fato, está avançando como nunca avançou em sua história. A chave do sucesso é colocar Deus em primeiro lugar. Depois, o gestor tem que gostar do que faz e ter bons parceiros, como nós temos, que é o governador Renato Casagrande, a nossa Câmara de Vereadores, deputados estaduais e federais. E outra forte e fundamental parceria é a população cariaciquense.
O sucesso é também cuidar das pessoas, independente de partidos políticos e de ideologia política. Eu não governo pensando em ideologia, mas não abro mão de preservar sempre o ideal que é o de colocar Deus e família em primeiro lugar. (Da Redação com Elimar Côrtes)
Comente este post