O Brasil deve continuar enfrentando um calorão durante a última semana de setembro. Em Barra de São Francisco esta segunda-feira, 25, amanheceu chuvosa, mas o site Climatempo e a meteorologia do Incaper, prevêem calorão durante todo o dia, com máxima de 38ºC, podendo chegar aos 41ºC na quarta-feira.
O calor deve dar um tempo no final de semana, quando a máxima deve cair para 24ºC no sábado, 30, mas começa a subir de novo no domingo, 1º de outubro.
O Sudeste, principalmente São Paulo, deve sentir influência do ciclone e as temperaturas devem cair de uma vez só de quarta, 27, para quinta, aponta o MetSul Meteorologia. Em São Paulo, a máxima irá despencar de 35° para 20°, no Rio de Janeiro, de 37°C para 22°C e em Vitória, será de 37°C para 27°C.
A onda de calor atípico começou na segunda-feira, 17, últimos dias de inverno. O aumento da intensidade da onda de calor que tem resultado em temperaturas acima da média para 11 Estados e o Distrito Federal fez o Inmet ampliar o alerta de “grande perigo”.
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o instituto, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. O alerta é válido até as 18h de terça, 26.
No primeiro dia da primavera, Estados brasileiros registraram temperatura acima dos 40ºC. O calor superou 40ºC em todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A área mais quente do território nacional foi o Centro-Oeste, onde as máximas pelo segundo dia seguido estiveram na casa dos 42ºC. (Da Redação com Climatempo e Incaper)
Comente este post