
A estátua do buda gigante do Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, à margem da BR-101, foi inaugurada na tarde deste sábado, 28. A visitação pode ser feita em qualquer horário do dia e é gratuita.
A estrutura feita de ferro, aço e concreto pesa 350 toneladas e mede 35 metros de altura. Essa é a segunda maior estátua de Buda do mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China, que é considerado patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A estátua também é maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura, desconsiderando o pedestal.
O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado da primeira-dama Maria Virginia Casagrande, participou da inauguração oficial do Grande Buda de Ibiraçu, que fica no Mosteiro Zen Morro da Vargem.
A “Cerimônia da Abertura dos Olhos” (Kenji) teve a participação de várias autoridades, políticos e lideranças religiosas, como o abade do Mosteiro, monge Daiju Bitti.
“Um monumento como esse aqui não é só uma construção. É um local onde as pessoas podem vir, tirar fotos, postar nas redes sociais, mas também é uma oportunidade para refletir, de alimentar o espírito. Estou muito feliz hoje como cidadão capixaba e brasileiro em saber que temos essa fonte de radiação do diálogo, do equilíbrio, da espiritualidade, da paciência, da tolerância e da paz que a gente tanto precisa”, comentou o governador.
A obra da estátua foi finalizada em 2020 e a inauguração estava prevista para acontecer em junho do mesmo ano. Mas, por causa do atraso na obra e da pandemia de Covid-19, o mosteiro decidiu adiar o evento para abril de 2021. Após ser novamente adiada, a inauguração aconteceu neste sábado.
Em dezembro de 2020, a estátua recebeu um batismo espiritual, de acordo com os fundamentos do budismo. A cerimônia é chamada de “abertura dos olhos” e deu “alma” para o monumento.
A estátua que fica às margens da BR-101, mesmo antes de oficialmente inaugurada, virou ponto turístico no estado e chama atenção de quem passa na rodovia. Segundo o mosteiro, em um final de semana, o monumento recebe cerca de 4 mil visitantes. (Da Redação com Secom/ES e G1 Espírito Santo)
Comente este post