A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 10 de maio, uma mobilização especial para o ‘Dia D’ de Vacinação contra a Influenza. A ação tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população contra a gripe, especialmente os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela doença.
A campanha será realizada das 8h às 12h, em dois pontos estratégicos do município: o Pavilhão Municipal e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bambé. Profissionais da saúde estarão à disposição para atender a população e aplicar as doses de forma rápida, segura e eficiente.
Devem comparecer aos pontos de vacinação os integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Entre eles estão os idosos, gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com comorbidades e outros grupos considerados de maior risco. A vacinação desses públicos é fundamental para reduzir os impactos da gripe, evitando internações e agravamentos.
Para receber a vacina, é indispensável que o cidadão apresente o cartão de vacinação, o Cartão do SUS e o CPF. Esses documentos são necessários para o correto registro da dose aplicada e para o acompanhamento da cobertura vacinal.
A Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1) pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias. Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos. ( Da Redação com Secom/PMBSF)

Comente este post