As obras de pavimentação da estrada que leva à Pedra das Torres, um importante ponto turístico do município, seguem em estado adiantado e já começaram a facilitar o acesso de moradores e turistas que frequentam a localidade. No local estão instaladas as torres de TV, emissoras de rádio, Polícia Militar, Polícia Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros, que fazem parte do Córrego da Penha.
A assinatura da ordem de serviço foi realizada no dia 5 de março e, desde então, o calçamento foi iniciado. O trecho em questão é de 14.367,00 m² de pavimentação. A empresa responsável pela execução do serviço é a Renova Construções LTDA.
O calçamento deste trecho é uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Barra de São Francisco. A pavimentação da referida estrada é uma solicitação da Prefeitura em conjunto com o deputado estadual Mazinho dos Anjos, junto ao Governo do Estado.
Quem depende de passar pela estrada lembra da dificuldade que era acessar as propriedades e a Pedra das Torres em tempos de chuva e de extrema estiagem.

Segundo o lavrador Juarez de Freitas Ferreira, de 61 anos, que mora ao lado da estrada que está sendo pavimentada, até acidentes já aconteceram no local. “Já mudou bastante, porque agora não tem mais esse sacrifício de sair de bicicletinha para ir à rua e chegar cheio de barro. Até pouco tempo, aqui era um barreiro. Aqui em cima no morro tinha uma valeta em que um carro caiu e ficou três dias esperando ajuda para retirá-lo. Agora todo mundo está satisfeito, graças a Deus”, contou o senhor Ferreira, que lembrou ainda que a pavimentação era um sonho esperado por seu pai, já falecido, e que agora está sendo realizado. Ele agradeceu aos colaboradores envolvidos na pavimentação da estrada.

é proprietário de uma emissora de rádio, que possui uma torre no local. Ele descreveu a dificuldade que era chegar à torre em dias chuvosos. “Antes do calçamento, o período de chuvas era bem sofrido para nós. Ali dava muito barro, atoleiros e nos morros tinha muita valeta. Chegamos a um período em que tivemos carros caindo nelas e ficando atolados por dois ou três dias sem poder subir e sem ter acesso à torre. Quando queria, tinha que subir de moto até certo ponto e, dali para frente, seguir a pé, às vezes trezentos, quatrocentos metros ou até um quilômetro para poder acessar essas torres. Então, havia uma dificuldade muito grande. Com o calçamento, esperamos que este momento tenha ficado para trás e tenhamos acesso muito mais fácil”, afirmou Faustino, que destacou também a importância da obra para alavancar o turismo na região. Ele disse que já foi procurado por praticantes de voos de parapente, pedindo para ele instalar uma biruta nas torres das emissoras de rádio dele, para mostrar a direção do vento para a prática do esporte, saltando do local.

De acordo com o empresário e proprietário de padaria, Ronaldo Cardoso, que possui uma propriedade também ao lado da estrada que está sendo pavimentada, o benefício já está atraindo turistas e moradores de Barra de São Francisco para desfrutar da bela paisagem que a Pedra das Torres proporciona. “Foi muito bom para nós, para quem precisa ir às torres, e hoje há um fluxo de pessoas muito maior indo lá, porque lá em cima é muito bonito e é um ponto turístico maravilhoso para a nossa cidade, que pode ser explorado”, finalizou Cardoso.









(Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post