Acabou a gordura de 13 pontos de vantagem do Botafogo na virada do turno, que ainda mantém a liderança do Campeonato Brasileiro após 32 rodadas, mas com os mesmos 59 pontos do Palmeiras e um a mais que o Bragantino. Com isso, as chances de título alvinegro despencaram de 60,75% para 39,46% após a derrota no clássico para o Vasco, que agora tem 71% de chances de ficar na Série A (Saiba mais abaixo). Ainda é o favorito porque tem um jogo a menos que o Alviverde paulista e um confronto direto contra o Massa Bruta.
Sem vencer há quatro jogos, o Botafogo terá dois adversários diretos na briga pelo título nas próximas rodadas. Os alvinegros recebem o Grêmio na quinta-feira, 9, e encaram o Bragantino no domingo, 12, em Bragança Paulista.
O Tricolor gaúcho mantém apenas 2,64% de possibilidades de ser campeão, mas pode empatar em pontuação com o Alvinegro carioca se o vencer neste meio de semana e subir bastante suas chances de ficar com a taça.
Por ter um jogo a menos, o Bragantino supera o Palmeiras por pouco no percentual das chances de ser campeão. Enquanto a equipe do interior paulista subiu de 17,07% para 28,14%, a equipe alviverde foi de 18,07% para 26,63%. Ambos têm jogos difíceis e fora de casa neste meio de semana para tentar assumir a liderança do campeonato. O Braga pega o São Paulo na Vila Belmiro e o Palmeiras enfrenta o Flamengo no Maracanã.
Confira a tabela do Brasileirão Série A
Chances de permanecer na Série A
Completamente embolados na luta pela permanência na Série A do Brasileirão, Santos (38 pontos), Bahia (37), Vasco (37) e Cruzeiro (37) estão percentualmente bem próximos na disputa para escapar da queda. Coube à Raposa a desagradável vaga no Z-4 ao fim da 32ª rodada, mas, com um jogo a menos. A equipe mineira teve a maior queda nas chances de seguir na elite indo de 92,81% para 73,26%.
O Bahia está com o melhor percentual de permanência com 76,02% e terá dois jogos em casa seguidos para ficar ainda mais perto de garantir seu lugar no Brasileirão 2024. Vai receber o Cuiabá e o Athletico-PR, adversários que passam por fases irregulares.
O Vasco parece ter recuperado o bom momento, saiu do Z-4 e subiu suas chances de permanência de 35,86% para 71,38%. Foram duas vitórias em sequência sobre Cuiabá e o líder Botafogo, que dão esperanças para a reta final.
O Santos deixou escapar boa oportunidade de se afastar da zona de rebaixamento ao empatar diante do Cuiabá, em casa. Isso significou uma queda nas chances de permanência, que foram de 82,39% para 73,02%.
Mesmo matematicamente ainda sendo possível a permanência, Coritiba e América-MG não têm mais chances de seguir na Série A do Brasileirão em 2024, de acordo com as projeções feitas pelo Espião Estatístico. (Da Redação com ge)
Comente este post