O Botafogo continua líder e com todas as condições para ser o campeão brasileiro deste ano. Já chegou a mais de 90% de chance de título e 13 pontos de frente sobre o vice-líder. Mas, um péssimo returno fez com que as chances do Bota ser campeão caísse para 60,75% após o fechamento da 31ª rodada.
Por outro lado, o Vasco, mesmo com a vitória sobre o Cuiabá na noite desta quinta-feira, 2, está com apenas 35,86% de chance de permanecer na Série A em 2024. Atrás dele vem o Goiás, com 20,68%, e à frente, o Santos, com 82,39% de chances após a vitória sobre o Flamengo.
A análise é do Espião Estatístico do Globo Esporte, feita em parceria com o economista Bruno Imaizimi.
O Fogão jogou uma partida a menos que o Palmeiras e está três pontos na frente. O Bragantino também tem um jogo a mais a realizar, contra o Flamengo, no Maracanã. O Botafogo disputará fora de casa o jogo adiado contra o Fortaleza.
As combinações possíveis dos resultados dos jogos adiados podem levar desde o Botafogo a abrir seis pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras até tornar o Bragantino o vice-líder com apenas um ponto a menos, dependendo se o Botafogo e o Bragantino vencerão fora de casa.
Mas os jogos adiados serão disputados apenas em 23 de novembro. Cada equipe ainda disputará quatro jogos antes de as partidas adiadas serem realizadas, e uma delas ainda será Bragantino x Botafogo, no dia 12 de novembro. Tudo indica para emoção até a última volta.
Confira a tabela do Brasileirão Série A
Chances de título no Brasileirão
Botafogo…60,75%
Palmeiras…18,07%
Bragantino…17,07%
Grêmio…1,97%
Flamengo…1,31%
Atlético-MG…0,67%
Athletico-PR…0,15%
Fortaleza…0,01%
Vasco tem que lutar muito
Com um chutaço do zagueiro Joaquim, o Santos derrotou fora de casa de virada o Flamengo por 2 x 1 na última rodada e ampliou de 63% para 82% seu potencial de permanecer na Série A em 2024. Foi o maior crescimento da rodada porque o Santos não era favorito contra o Flamengo.
Os resultados da rodada 31 também fizeram o Corinthians melhorar sua condição, com seu potencial de permanência na Série A subindo de 89,5% para 95%, e o Bahia aumentou suas chances de ficar na Série A de 79,6% para 89%.
Em consequência desses crescimentos, apesar da vitória por 2 x 0 fora de casa contra o Cuiabá, as chances de o Vasco permanecer na Série A diminuíram de 46% para 36%. A maior queda nas chances de seguir na Série A atingiu o Goiás, que passou de 40% para 21% de chances após a derrota em casa contra o Bragantino por 2 x 0.
Faltam sete rodadas, 21 pontos
Faltam sete rodadas para o campeonato acabar, com 21 pontos em disputa. O décimo colocado Cuiabá tem apenas seis pontos a mais que o Vasco, o primeiro time no Z-4 que leva para a Série B. Há oito rodadas, o Santos tinha 23% de chances de seguir na Série A, agora, tem 82%, o que mostra como combinações de resultados de baixa probabilidade mexem com as chances de todos os times.
Bahia, Santos e Cruzeiro estão com 37 pontos ganhos, apenas três a mais que o Vasco, que se derrotar o Botafogo, na segunda-feira, em São Januário, pode embolar a classificação no alto e no fim da tabela. Cruzeiro, Santos e Vasco jogam em casa na próxima rodada; o Bahia, fora.
O Cruzeiro tem um confronto direto contra o Internacional, que está com 39 pontos. Outro confronto ainda mais direto será Coritiba x Goiás, também no domingo.
Chances de permanecer na Série A
Cruzeiro…92,81%
Internacional…89,45%
Bahia…89,43%
Santos…82,39%
Vasco…35,86%
Goiás…20,68%
Coritiba…0,04%
América-MG…0,01%
Fonte: Espião Estatístico. Projeção: Bruno Imaizumi
Comente este post