O Brasil é o país da América Latina com o maior número de graduações avaliadas entre as 50 melhores do mundo em sua área, com 22 cursos. Os resultados são do ranking de universidades QS (Quacquarelli Symonds) World 2024 divulgado nesta quarta-feira (10). Todos os cursos em destaque estão em universidades públicas, estaduais ou federais.
Odontologia é o curso em que o Brasil mais se destaca na avaliação por áreas, com quatro universidades brasileiras conseguindo se classificar entre as 50 melhores. A graduação da USP é a mais bem avaliada, em 13º lugar. Em seguida aparecem os cursos da Unicamp (em 23º lugar), da Unesp (36º) e da UFRJ (50º).
“A proeza do Brasil em odontologia é particularmente excepcional, um assunto no qual o país é um dos principais destinos de estudo do mundo, juntamente com a Austrália, o Reino Unido e os EUA”, disse o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter.
Outra área em que o Brasil mais se destaca é em engenharia de petróleo, com três colocações entre as 50 melhores. O posto mais alto entre as brasileiras é da Unicamp (22º), seguida pela USP (24º) e a UFRJ (42º).
No Brasil, foram avaliadas 309 graduações de 28 universidades. Mais uma vez a USP foi a instituição brasileira com melhor classificação, com 44 cursos entre os 100 melhores do mundo —quase cinco vezes mais do que sua concorrente mais próxima, a Unicamp, que tem 9 cursos no top 100.
Entre os cursos mais bem avaliados da USP, os organizadores do ranking destacaram o avanço do desempenho de três graduações em comparação com o ranking de 2023. A área de Educação subiu 24 posições e passou a ocupar o 73º lugar. Contabilidade subiu 23 posições para o 69º lugar e Química saltou 20 posições para o 70º.
“Sua principal universidade, a USP, fortalece seu domínio na América Latina, destacando-se em ciências naturais e engenharia e tecnologia. Apesar dos obstáculos de financiamento, o desempenho do Brasil na classificação deste ano é uma prova, não apenas de sua resiliência diante da adversidade, mas de sua capacidade de se adaptar, modernizar e progredir”, disse Sowter.
Confira a lista dos 22 cursos ou áreas do conhecimento que estão entre as 50 melhores:
Arqueologia (USP) – 44º lugar
Línguas (USP) – 46º lugar
Engenharia Civil (USP) – 38º lugar
Engenharia de Petróleo (Unicamp) – 22º lugar
Engenharia de Petróleo (USP) – 24º lugar
Engenharia de Petróleo (UFRJ) – 42º lugar
Engenharia de Minérios (USP) – 34º lugar
Agricultura (USP) – 32º lugar
Agricultura (Unicamp) – 45º lugar
Odontologia (USP) – 13º lugar
Odontologia (Unicamp) – 23º lugar
Odontologia (Unesp) – 36º lugar
Odontologia (UFRGS) – 50º lugar
Enfermagem (USP) – 34º lugar
Farmácia (USP) – 44º lugar
Ciências Ambientais (USP)- 44º lugar
Antropologia (USP) – 23º lugar
Direito (USP) – 45º lugar
Ciência Política (USP) – 42º lugar
Sociologia (USP) – 43º lugar
Ciências do Esporte (USP) – 44º lugar
Comente este post