Um time que, a 15 minutos finais de seu último jogo na fase de classificação, estava sendo rebaixado para a Segunda Divisão é a grande surpresa do Campeonato Capixaba de 2024. O Rio Branco, de Venda Nova do Imigrante, que se auto-denomina “Brancão Polenteiro”, vai fazer a grande final com o Rio Branco capa-preta, o maior ganhador de títulos da história do futebol do Espírito Santo.
Depois de vencer a primeira partida das semifinais no Salvador Costa por 1 a 0, o time das montanhas capixabas soube se impôr em seus domínios e voltou a derrotar o Vitória nas tarde deste domingo (31), no estádio Olímpio Perim, por 2 a 1, e se classificou para disputar o título, que já conquistou anteriormente em 2020, justamente numa decisão contra o capa-preta, que foi vice.
Apesar de sua história vitoriosa, o Rio Branco Atlético Clube, fundado em Jucutuquara há mais de 100 anos, vai tentar o terceiro título deste milênio, em que foi campeão apenas em 2010 e 2015. Portanto, vai tentar quebrar um jejum de nove anos. Já o Rio Branco-VN vai disputar sua terceira decisão em cinco anos. Campeão em 2020, foi vice do Real Noroeste em 2021. Caiu para a Segunda Divisão, foi campeão em 2023, e voltou este ano à Primeira.
GOL RELÂMPAGO
O Branco Polenteiro estabeleceu o controle da situação, em Venda Nova do Imigrante, abrindo o placar logo com três minutos de jogo, fazendo o Vitória ter que marcar dois gols para decidir nos pênaltis. Para piorar a situação do alvianil, o time do interior ampliou o placar ainda no primeiro tempo, aos 20 minutos, com Artur Faria, após passe de letra de Marcos Vinícius, e voltou para a etapa final com mais tranquilidade, precisando levar quatro gols para perder o título ou três para decidir nos pênaltis.
O Vitória até que tentou, chegou a descontar por volta dos 15 minutos, mas encontrou no goleiro adversário uma barreira quase intransponível. No final, a torcida interiorana, que lotou o estádio Olímpio Perim no Domingo de Páscoa, comemorou muito o chocolate no tradicional time da capital e a classificação para a grande decisão de 2024. (Da Redação)
Debaixo d’água, Rio Branco consegue virada épica sobre o Porto Vitória e está na final
Comente este post