Num intervalo de dois dias, o distrito de Braço do Rio, às margens da Rodovia Governador Mário Covas (BR 101), em Conceição da Barra, no Nordeste do Espírito Santo, teve dois homicídios, o que traz de volta o fantasma da onda de violência patrocinada por traficantes disputando o controle do movimento na região.
No ano passado, no primeiro quadrimestre, Conceição da Barra já havia registrado seis homicídios. Neste ano de 2025, parecia mais calmo. Estava com apenas um. Entretanto, essas duas mortes acendem, novamente, o sinal de alerta.
A Área Integrada de Segurança Pública 13 (AISP 13), composta de São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário, significativa redução de homicídios em 2025: -48% em relação ao primeiro quadrimestre de 2024. Mas Conceição da Barra começa a sair da curva, concentrada em Braço do Rio.
Um homem de 30 anos foi morto a tiros, na madrugada deste domingo (4), no distrito. Quando a Polícia Militar chegou ao local, o homem estava morto e caído no chão, coberto por um lençol.
Na mesma localidade, no primeiro dia do mês, outro assassinato com características de execução pelo movimento do tráfico. Um jovem de 26 anos, Gabriel de Jesus Oliveira, foi assassinado a tiros por dois homens encapuzados próximo a um campo de futebol.
CHACINA
Em 2021, Braço do Rio viveu uma onda de violência assustadora, marcada, principalmente, por dois episódios: a execução de quatro pessoas dentro de um bar no dia 13 de agosto e o assassinato de duas crianças por vingança de traficantes.
No primeiro caso, Ione Aires, 48 anos, dona de um bar, foi executada pelo ocupante de um veículo, juntamente com três clientes: Deyvison da Conceição dos Santos, de 20 anos; Weverton Silva do Nascimento, de 29; e Manoel Marques, de 52. No carro de onde partiram os tiros havia quatro pessoas, segundo imagens de câmaras de videomonitoramento.
No segundo caso, na madrugada de 16 de outubro de 2021, duas crianças – Kamile Santos Oliveira, de oito anos, e o irmão dela, Keyrison Santos Oliveira, de 10 – foram mortas a tiros dentro de casa, por volta de 1h da madrugada.
De acordo com o depoimento da mãe das crianças à Polícia Militar, ela e o marido dormiam no quarto da casa quando dois criminosos arrombaram a porta, invadiram o imóvel, atiraram contra as crianças que dormiam na sala e fugiram em seguida.
Braço do Rio fica localizado, estrategicamente, às margens da BR 101, entre São Mateus e Pedro Canário, e na confluência de rodovias que levam tanto ao balneário de Conceição da Barra quanto à parte central do extremo Norte – Pinheiros, Montanha, Boa Esperança e outras cidades. (Da Redação)
Comente este post