
O bilionário Richard Branson foi, neste domingo, ao espaço a bordo da nave da sua empresa Virgin Galactic. A viagem durou cerca de uma hora e foi realizada com sucesso. Branson é o primeiro bilionário a inaugurar as viagens turísticas ao espaço.
No final desta manhã (no horário de Brasília), o britânico Richard Branson partiu para o espaço a bordo da nave da sua empresa, Virgin Galactic. O SpaceShipTwo aterrizou no Novo México cerca de uma hora depois.
Branson, de 70 anos, com dois pilotos e três especialistas da empresa Virgin Galactic atingiram uma altitude de cerca de 88 quilômetros. Viajaram na vertical a uma velocidade três vezes superior à do som, o que foi suficiente para conseguirem uns minutos de gravidade zero.
Este era um sonho para Branson, que é o primeiro milionário a tornar-se astronauta e a inaugurar viagens turísticas ao espaço. “Dezessete anos de trabalho árduo que nos trouxeram até aqui”, disse o empresário inglês.
Branson ganhou a corrida do seu rival Jeff Bezos, fundador da Amazon, que tem viagem marcada para o espaço daqui a nove dias, a bordo de um foguete da própria empresa, Blue Origin.
A presença de Richard Branson no voo inaugural é uma afirmação de confiança aos investidores e aos que já reservaram viagens espaciais. Branson afirmou várias vezes que o sucesso desta viagem inauguraria uma nova era nas viagens espaciais.
A empresa Virgin Galactic, inaugurada em 2004, está determinada a iniciar as viagens comerciais ao espaço no próximo ano. Centenas de pessoas já reservaram bilhetes, que custam cerca de US$ 250 mil.

O lançamento do foguetão VSS Unity foi, para a empresa, a quarta missão tripulada além da atmosfera terrestre, mas a primeira com passageiros. Mas, o lançamento do VSS Unity foi o primeiro teste de voo com tripulação completa, formada por seis passageiros – dois pilotos e quatro “especialistas da missão”, com o multimilionário britânico entre eles.
O foguete VSS Unity foi transportado por um jato de porta-aviões de dupla fuselagem chamado VMS Eve (batizado em homenagem à mãe de Branson) a uma altitude de 15 km, onde a Unidade será liberada e impulsionada por foguetes em uma ascendência quase vertical ao extremo da atmosfera. As informações são da Reuters.
No ápice do voo, cerca de 89 km acima do deserto do Novo México, a tripulação passou por alguns minutos de ausência de peso antes de começar a descida para a Terra.
A corrida espacial dos milionários
Richard Branson não é o único multimilionário que pretende ir ao espaço. No dia 20 de julho, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, pretende viajar em uma nave espacial de sua empresa Blue Origin.
Elon Musk, Jeff Bezos, Richard Branson: os multimilionários que disputam a nova corrida espacial
A competição é feroz entre os dois, que posicionaram suas empresas no setor do turismo espacial, com voos suborbitais curtos. (Da Redação com G1 tecnologia e Reuters)
Comente este post