Bebês acima de 4kg já são considerados anormais. Agora, imagine um bebê com mais de 6kg! Foi o que aconteceu no interior de Minas Gerais na semana que passou.
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, na região do Rio Doce, realizou o parto de um bebê que é um dos 10 maiores nascidos no Brasil.
Na última quinta-feira (3 de abril), o menino João Vitor nasceu com 59 cm e 6,266 kg. Ele é o maior bebê a nascer no hospital do município mineiro.
“Apesar de sentir a barriga bem grande e dificuldade para movimentar, eu não sabia que ele seria tão grande”, disse a mãe do menino, Maria José.
O garoto é o terceiro filho da família. Segundo a mãe, o primeiro nasceu com 4,5 kg e o segundo com 4,9 kg. Todos os três nasceram com peso maior do que a média brasileira, que é de 2,5 kg a 4kg
O maior bebê já nascido no mundo nasceu no Canadá em 1879, pesando 10,4 kg, mas morreu 11 horas depois do parto.
No Brasil, em 2023, um bebê de 7,3 kg nasceu no Amazonas. O menino, chamado Angerson Santos, nasceu de cesariana no Hospital Padre Colombo, em Parintins. Na época, foi anunciado como o maior do País, superando o peso da recém-nascida mais pesada já registrada, que nasceu com 6,8 kg em 2016.
Entretanto, em 17 de dezembro de 1997, a Folha de São Paulo anunciava o nascimento, na maternidade do Hospital Regional de Araranguá (SC), de uma criança pesando 7,42 kg, dada como o maior bebê já nascido no Brasil.
Com 60 centímetros, Diogo dos Santos -como a criança foi nominada – nasceu no dian15 de dezembro, de cesariana.
O nascimento de bebês com peso igual ou superior a 4 kg, recebe o nome de macrossomia. Pode ser resultado de fatores genéticos ou uma predisposição da gestante ao diabetes.(Da Redação)
Comente este post