
A Barragem Everaldo Bianquini cumpriu bem o papel de segurar a água das chuvas da última noite, mas a Defesa Civil teve trabalho para retirar uma árvore que caiu sobre a ES-320, rodovia que liga Barra de São Francisco a Cachoeirinha de Itaúnas e segue até São José, em Mantenópolis, na noite desta sexta-feira, 5.
O coordenador da Defesa Civil, Arimateia Oliveira, o Albuino, cuidou da retirada da árvore e visitou a barragem, constatando que a mesma está funcionando de forma a reter o excesso de água que sempre descia para a Sede do município.
A obra da barragem, iniciada em janeiro de 2019, foi realizada pela Construtora Monte Azul e teve investimentos de aproximadamente R$ 1,960 milhão com a inundação de cinco hectares de área (o correspondente a cinco campos de futebol), permitindo o acúmulo de 160 milhões de litros de água como reserva estratégica para a segurança hídrica.
“A obra beneficia a toda a região, garantindo reforço para os tempos de estiagem, para uso na agricultura e no abastecimento humano. Tivemos que aprender com a última estiagem que castigou, principalmente, as regiões norte e noroeste do Estado”, afirma Enivaldo dos Anjos, que articulou a vinda da barragem junto ao Governo do Estado.
De acordo, ainda, com o atual prefeito, cada represa dessas conquistada “é um passo no sentido de contribuir para o enfrentamento das crises hídricas que ocorrem cada vez em intervalos menores. Uma barragem não apenas garante acúmulo de água superficial, mas também abastece o lençol freático, permitindo o aumento de fluxo em nascentes da região”.
Enrocamento – Depois de pronta, no ano passado, a Seag, após fiscalização, fez uma revisão do projeto e viu a necessidade de construção da extensão do vertedouro (enrocamento) da barragem. A obra, iniciada em setembro do ano passado, foi concluída no final do mês passado e está pronta para ser entregue ao município. (Weber Andrade)
Comente este post