A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Bernardete Guerra, esteve visitando Barra de São Francisco esta semana para alinhar com o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, a implantação de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no município. Os centros são um dos meios de atuação do Programa Brasil Sorridente, que foi retomado pelo Governo Federal.
Atualmente, o Espírito Santo possui pelo menos 14 CEOs e o objetivo da Sesa é aumentar este número.
Para impulsionar a construção de CEOs pelo Estado, a Coordenação de Saúde Bucal da Sesa tem se reunido constantemente com as prefeituras municipais. “Estamos nos reunindo com cada município que ainda não tem um CEO para incentivá-los” disse Bernardete Guerra, coordenadora do programa.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, informou que a Semus está trabalhando para implantar o CEO em Barra de São Francisco o mais breve possível.
Alves destacou que a Semus, por meio das suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), promoveu 14.893 atendimentos odontológicos de fevereiro a dezembro de 2023, ou seja, média de 7.446 atendimentos mensais, além de ofertar 134 próteses totais e 84 próteses parciais removíveis, totalizando 218 próteses de fevereiro a setembro do ano que passou.
Os Centros
Nos CEOs são encontrados serviços de endodontia, periodontia, cirurgia, atendimento a pacientes com necessidades especiais e diagnóstico de lesões da mucosa.
“Os centros de especialidades odontológicas vieram para complementar a atenção básica à saúde do cidadão”, explica Bernardete, coordenador estadual de Saúde Bucal.
Os Centros também oferecem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada já em fases mais avançadas. A cada ano, cerca de três mil pessoas morrem no Brasil por câncer de boca.
As consultas não são marcadas diretamente nos centros. As equipes das unidades de saúde analisam a gravidade do problema e agendam a consulta e o procedimento, em nome do paciente, no Centro de Especialidades Odontológicas. Os CEOs dão continuidade ao trabalho feito pelos profissionais do programa Saúde da Família (PSF).
(Da Redação)
Comente este post