Uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (Semmas) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) fez um levantamento de todas as nascentes do município de Barra de São Francisco para o projeto de recuperação e preservação de nascentes a ser lançado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), em breve. Foram encontradas 3.928 nascentes, que podem estar ativas ou inativas.
De acordo com o engenheiro ambiental Dayvison Eustáquio Vilaça, da Semmas, o mapa feito em conjunto com o Incaper aponta todos os locais onde existe uma nascente no município. “Pode ser que a nascente esteja a 10, 20 metros do local apontado no mapa, por isso, agora terá que ser feito o georreferenciamento mais preciso, que irá apontar o local exato da nascente”, explica Vilaça.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Lislei Batista, por sua vez, esclareceu que o projeto, agora, está dependendo apenas do prefeito dar o “start” para as nascentes comecem a ser recuperadas. “Esse levantamento preliminar feito a pedido do prefeito vai ajudar a nortear os trabalhos de recuperação de nascentes no município”, informa.
Já o engenheiro ambiental Deyvison, explicou que a região mais prejudicada do município em relação à conservação da água no solo é o córrego do Itá. “Ali a gente pode observar que a degradação do solo é muito grande, tem muita vossoroca, muitas valetas ao lado dos córregos e, por isso, a água acaba passando direto”, ressalta.
Por outro lado, a área com mais nascentes preservadas é a de Cachoeirinha do Itaúnas, onde um projeto de recuperação e preservação de nascentes teve início em 2017 e já recuperou mais de 60 nascentes.
Além disso, a região ganhou a primeira barragem de Barra de São Francisco, com capacidade de armazenamento de 150 milhões de litros de água. “Essa região é a mais preservada e também a que mais preocupa, porque o Itaúnas e o rio que abastece com água potável toda a sede do município”, comenta Deyvison.
Veja também
https://tribunanorteleste.com.br/dia-mundial-da-agua-tem-acao-da-semmas-na-praca-central-de-bsf/
Nascentes por distrito
Sede – 514 (13%)
C. do Itaúnas – 204 (5%)
Itaperuna – 185 (5%)
Monte Senir – 222 (6%)
Monte Sinai – 666 (17%)
Paulista – 1.415 (36%)
Poranga – 303 (8%)
Santo Antônio – 96 (2%)
Vargem Alegre – 323 (8%)
Lislei Batista informou que o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) tem todo o interesse em aumentar as ações de proteção ao meio ambiente e apoiar iniciativas da sociedade organizada, que resultem em preservação e conservação da água.
Enivaldo dos Anjos disse que a ideia é incentivar a recuperação e preservação de todas as nascentes em Barra de São Francisco e promete, inclusive, doação de horas/máquina para os produtores rurais que aderirem ao projeto.
“Queremos promover a doação de horas/máquina para todos os produtores rurais que aderirem a esse projeto, que considero de suma importância para a conservação da água em nosso município. Assim vamos incentivar as comunidades a aderirem ou criarem o seu projeto de cercamento de nascentes”, disse o prefeito. (Da Redação)
Comente este post