O município de Barra de São Francisco, no noroeste do Espírito Santo, tem um motivo especial para comemorar: foi oficialmente reintegrado ao Mapa do Turismo Brasileiro, uma importante ferramenta estratégica que reconhece os municípios com vocação e estrutura para o turismo dentro do estado.
A confirmação da reinclusão foi feita nesta sexta-feira (11) e representa uma conquista significativa para a gestão municipal, que vem apostando no fortalecimento do setor turístico como motor de desenvolvimento local. Estar no Mapa garante acesso a recursos estaduais, programas de fomento, capacitações e ações promocionais, além de colocar o município em evidência no cenário capixaba.
Para a secretária municipal de Turismo, Israelle Cândido, esse é o resultado de um trabalho técnico e coletivo.
“Barra de São Francisco tem potencial turístico imenso, com belezas naturais, cultura vibrante e uma população acolhedora. Estar de volta ao Mapa é o reconhecimento do esforço coletivo e do planejamento que estamos construindo para desenvolver o setor com responsabilidade e visão de futuro”, destacou Israelle.
O prefeito Enivaldo dos Anjos também comemorou a notícia, reforçando o compromisso da gestão com um turismo sustentável: “Esse é um passo fundamental para impulsionar a economia local, atrair investimentos e valorizar as riquezas que temos. Barra de São Francisco está pronta para crescer com responsabilidade e gerar oportunidades através do turismo”, afirmou.
Já o vice-prefeito Wanderson Melgaço ressaltou o trabalho em equipe que tornou possível esse avanço: “Nossa cidade tem tudo para ser referência no turismo de natureza, religioso e cultural. Esse retorno ao Mapa mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão comprometida e atuante em todas as áreas, especialmente na valorização do nosso povo e das nossas tradições”, disse.
Com cachoeiras de tirar o fôlego, trilhas ecológicas, festas tradicionais e um povo acolhedor, Barra de São Francisco retoma seu lugar de destaque como destino turístico no Espírito Santo. O retorno ao Mapa simboliza mais que um reconhecimento: é o início de uma nova etapa, marcada por visibilidade, desenvolvimento e valorização da identidade francisquense.
Qual a importância de estar no Mapa de Turismo?
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério do Turismo e dos órgãos estaduais de turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente nas ações de fomento ao turismo.
Estar no Mapa demonstra que o município está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para turismo, trazendo uma série de benefícios para estruturação de políticas públicas e fomento, nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão.
O Mapa do Turismo, que tem validade de um ano, permanece aberto por tempo indeterminado, permitindo que qualquer município que cumpra os requisitos necessários possa ser incluído, fomentando assim o turismo nacional de maneira abrangente e contínua.
Comente este post