No último sábado (5), aconteceu a oficina de Interpretação para cinema com a preparadora de elenco Sara Passabon na Escola Municipal São João Bastos. A oficina foi gratuita e voltada para crianças, moradoras de Barra de São Francisco. O projeto faz parte da pré-produção do curta-metragem infantil “Pra Morrer Basta Estar Vivo” do diretor capixaba Francisco Xavier.
Durante uma tarde, as crianças participantes puderam aprender técnicas de: atuação, leitura e interpretação de texto, improvisação, e o jogo de “ser” o personagem. Participaram da formação um grupo de 11 crianças e destas serão escolhidas quem irá interpretar cada personagem do filme.
De acordo com Francisco Xavier o objetivo maior é valorizar os atores locais, e a realização da oficina para as crianças contribuiu nesse processo de seleção. “A história do filme é uma situação que vivi quando criança em Barra de São Francisco e ainda traz referências históricas da Guerra do Contestado”, completa Francisco, que também assina o roteiro juntamente com Victorhugo Amorim.
Barra de São Francisco nas telas do cinema
Previsto para ser filmado no mês de junho, o curta metragem que tem duração de 15 minutos, narra a história de três garotos que decidem ir de bicicleta de Barra de São Francisco à Mantena, pouco mais de 10 km, para alugar uma fita de videogame. A história se passa na década de 90, e narra essa aventura que o diretor Francisco passou no auge dos seus 10 anos de idade, juntamente com mais dois primos. O que a princípio parecia ser algo banal, aos olhos das crianças, se torna um grande desafio e aprendizado. Ao longo do caminho eles enfrentam o cansaço e ainda descobrem a história da Guerra do Contestado que as duas cidades vizinhas travaram entre 1904 e 1963 por disputas de território.
O projeto é uma realização da EXP Filmes por meio de incentivo da Lei Paulo Gustavo – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Espírito Santo – Ministério da Cultura – Governo Federal. O filme conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação.

Comente este post