
O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a solenidade de entrega de uniformes e materiais esportivos aos municípios participantes da edição 2024 da Copa Sesport. O evento aconteceu no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, com a presença de representantes das equipes.
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, do Subsecretário Carlos Germano e de representantes das equipes participantes. De Barra de São Francisco, foram o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Cabral Possati, Stela Almeida e Lislene Correa, chefes de delegações das equipes Masculino e Feminino, além do Subsecretário de Esportes, Marcelo Gregório.
Os representantes de Barra de São Francisco pousaram para fotos com os novos uniformes. Ao todo, 64 municípios receberam os kits, que contêm dois jogos completos de uniformes, duas bolas, duas redes e cinco camisas para a comissão técnica. “O futebol é muitas vezes olhado como um esporte de alto desempenho, mas assim como eu, muita gente gosta de jogar uma bolinha de vez em quando. É o futebol amador que integra as comunidades, incentiva à saúde e não pode passar despercebido pelo poder público. Quando temos uma política de ajudar os atletas amadores, incentivamos cada vez mais a prática do esporte. Temos obras de equipamentos esportivos em todo o Estado, como os campos Bom de Bola, além da construção e reforma de quadras e campos society”, afirmou o governador Renato Casagrande, que esteve presente ao evento.
No total, 66 municípios estarão presentes na competição, sendo que 65 vão participar da categoria masculina, e 36 da feminina. Todas as prefeituras que estarão presentes na disputa entre as mulheres vão contar também com um time masculino, com exceção de Ecoporanga. A competição realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai reunir cerca de três mil atletas.
“Incentivar a prática de esportes é muito importante. Uma competição deste tamanho, reunindo tantos municípios, você consegue mobilizar ainda mais pessoas. O esporte promove a disciplina, a integração, a união e a saúde. Para nós, o esporte é uma política pública, por isso, estamos investindo na construção e melhorias de equipamentos esportivos em todo o Estado. A Copa Sesport tem outra característica peculiar que é a realização dos jogos finais aqui no Kleber Andrade, que já foi palco de tantas partidas importantes”, comentou o governador Casagrande.
O formato do torneio será o mesmo dos anos anteriores, com divisões regionais e formato de mata-mata, em jogos de ida e volta, até as decisões, que acontecerão em partidas únicas no Estádio Kleber Andrade, no dia 12 de outubro. A competição teve início com dois jogos adiantados, entre as seleções de Rio Novo do Sul e Viana. No domingo (21), em casa, a equipe do interior venceu a da Grande Vitória por 2 a 1. Já nesta quarta-feira (24), o empate por 1 a 1 garantiu a classificação do time sulino. A abertura oficial acontece neste final de semana com a realização da primeira rodada completa.
“No ano passado já tínhamos batido o recorde de inscritos no masculino e fizemos a categoria feminina pela primeira vez. Agora, estamos batendo mais um recorde de participantes e, entre as mulheres, superamos o número de times em relação a 2023, subindo de 28 para 36. Tenho certeza que teremos um grande campeonato. O Governo do Estado segue valorizando cada vez mais o esporte amador e comunitário. Este ano também tivemos a estreia do Campeonato Quilombola e, em breve, teremos o Campeonato Indígena”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Esta será a quarta edição da competição e terceira com a nomenclatura de Copa Sesport. No primeiro ano de realização, em 2018, o torneio era denominado Campeonato Rural e excluía os quatro maiores municípios da Região Metropolitana: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. Anchieta conquistou o título. Em 2022, já com o nome de Copa Sesport, deu Alegre. No ano passado, pela primeira vez foi realizada a competição na categoria feminina, com a taça indo para Ibatiba. Entre os homens, a equipe de Muqui foi a campeã.
Para 2024, além da glória de subir no alto do pódio na maior competição de futebol amador do Estado, a prefeitura campeã leva para casa um carro utilitário e uma academia popular ou multiexercitador. Já o vice recebe um trator cortador de grama e uma academia popular ou multiexercitador. O terceiro colocado será premiado com um trator cortador de grama. Todos os três finalistas levam para casa um troféu e 35 medalhas, de acordo com cada colocação. O artilheiro e o goleiro do time campeão também ganham um troféu.
Confira a lista dos municípios participantes:
Feminino
Afonso Cláudio; Água Doce do Norte; Águia Branca; Alfredo Chaves; Alto Rio Novo; Apiacá; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Brejetuba; Cachoeiro de Itapemirim; Castelo; Colatina; Conceição da Barra; Conceição do Castelo; Domingos Martins; Ecoporanga; Fundão; Guarapari; Ibatiba; Irupi; Itaguaçu; Jaguaré; Linhares; Mimoso do Sul; Muqui; Muniz Freire; Pinheiros; Piúma; Rio Novo do Sul; Santa Teresa; São Mateus; Sooretama; Vargem Alta; Vila Pavão; Vila Valério; e Vila Velha.
Masculino
Afonso Cláudio; Água Doce do Norte; Águia Branca; Alegre; Alfredo Chaves; Alto Rio Novo; Anchieta; Apiacá; Aracruz; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Brejetuba; Cachoeiro de Itapemirim; Castelo; Colatina; Conceição da Barra; Conceição do Castelo; Divino São Lourenço; Domingos Martins; Dores do Rio Preto; Fundão; Governador Lindenberg; Guaçuí; Guarapari; Ibatiba; Ibiraçu; Ibitirama; Iconha; Irupi; Itaguaçu; Itarana; Iúna; Jaguaré; Jerônimo Monteiro; João Neiva; Laranja da Terra; Linhares; Mantenópolis; Marechal Floriano; Marilândia; Mimoso do Sul; Montanha; Muniz Freire; Muqui; Nova Venécia; Pancas; Pinheiros; Piúma; Presidente Kennedy; Rio Novo do Sul; Santa Maria de Jetibá; Santa Teresa; São Domingos do Norte; São Gabriel da Palha; São José do Calçado; São Mateus; São Roque do Canaã; Sooretama; Vargem Alta; Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila Pavão; Vila Valério; e Vila Velha. (Da Redação com Governo do ES)
Comente este post