A inovação tecnológica tem ganhado cada vez mais espaço na área da saúde, e a telemedicina é uma das ferramentas que mais têm contribuído para ampliar o acesso ao atendimento médico. Em Barra de São Francisco, a implantação das teleconsultas pela prefeitura já apresenta resultados expressivos: entre 17 de fevereiro e 2 de agosto de 2025, foram realizadas 1.071 consultas nessa modalidade.
O agendamento é feito pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), após encaminhamento de um médico clínico da unidade de saúde. Os atendimentos acontecem na Clínica de Mamografia, no bairro Irmãos Fernandes, e contemplam especialidades como psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, urologia, cardiologia, ortopedia e endocrinologia.
A teleconsulta possibilita que pacientes sejam atendidos por profissionais qualificados sem precisar se deslocar para outras cidades, o que é especialmente importante em regiões mais afastadas. Além de otimizar o tempo do paciente, a modalidade ajuda a reduzir filas e melhora a eficiência do sistema de saúde.
De acordo com o coordenador Elcimar, o objetivo é diminuir o tempo de espera por atendimento especializado e evitar viagens desnecessárias.
“O paciente vem à teleconsulta aqui em Barra de São Francisco, faz a sua consulta e pode regressar a casa para cuidar dos seus afazeres. É uma consulta normal, como se estivesse ao lado do médico. Há uma assistente que acompanha o paciente durante todo o atendimento e, no final, caso o médico ache necessário solicitar exames e/ou prescrever medicamentos, tudo é feito e impresso no local, sendo entregue imediatamente ao paciente”, explicou.
Segundo a prefeitura, a teleconsulta também é fundamental para acompanhamento de casos clínicos, renovação de receitas, avaliações iniciais e encaminhamentos, além de contribuir para a promoção da saúde preventiva e o monitoramento de doenças crônicas.
A marca de mais de mil atendimentos em menos de seis meses reflete a boa aceitação da população e o compromisso da gestão municipal com a modernização e humanização do cuidado em saúde. A telemedicina, afirmam as autoridades, veio para ficar, e já está transformando a realidade dos francisquenses. ( Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post