
No centro estratégico de convergência de duas estradas de ferro já autorizadas pelo Governo Federal à Petrocity Ferrovias, a cidade de Barra de São Francisco tem um crescimento já previsto de 20% em sua área urbana nos próximos cinco anos. São mais de 2 mil lotes que serão comercializados por empresas privadas, cujos projetos estão em processo de autorização pela Prefeitura.
A informação foi dada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (sem partido), ao participar em Vitória de uma entrega coletiva de máquinas agrícolas pelo Governo do Estado a 47 municípios na última quinta-feira (30). Somente o Grupo Maurício Toledo acabou de adquirir uma área de 7 alqueires para lançar 1.400 lotes urbanizados nos próximos meses.
“Estamos criando o ambiente favorável para os investimentos. É isso que o empresário deseja. A cidade está fervendo de otimismo com o futuro. As pessoas demonstram isso e, diante de tudo o que estamos promovendo, a gente percebe como a cidade está movimentada e alegre. Vamos crescer de forma planejada, com loteamentos dotados de infraestrutura. Vários terrenos já estão sendo adquiridos com esse propósito”, disse Enivaldo.
O município de Barra de São Francisco tem 933 quilômetros quadrados com população estimada de 45.301 habitantes, um crescimento de 12,5% em relação ao último censo realizado em 2010.
De acordo com o IBGE, em 2020 o salário médio mensal dos trabalhadores de Barra de São Francisco era de 1,8 salários mínimos, apesar da substantiva melhoria nos últimos 20 anos com a expansão da indústria de rochas ornamentais. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total está na faixa de 18,1%, sendo que em 39% dos domicílios a renda per capta é de meio salário mínimo.
“Estamos investindo para melhorar os índices socioeconômicos do município. Leva algum tempo, mas alguém tem que começar. Pelo lado do poder público, compete-nos criar um ambiente de segurança institucional, responsabilidade administrativa e melhorar o estado de ânimo da população. Sentindo isso, o empreendedor vem”, disse Enivaldo, citando os investimentos sociais de sua gestão no enfrentamento da segurança nutricional da população em situação de vulnerabilidade, nas atividades de lazer e na qualificação profissional.
Da mesma forma, o prefeito acredita que o investimento que a prefeitura fará no novo centro administrativo no prédio do antigo TD Hotel bem ao lado de onde construirá a nova rodoviária da cidade são iniciativas que ajudam na formação de um ambiente de desenvolvimento.
Os mais de dois mil lotes legalizados que serão colocados à venda em torno da sede municipal terão grande impacto na área urbana. Atualmente, segundo dados da Prefeitura, há 21.469 imóveis cadastrados em todo o município. Destes, há uma estimativa de que em torno de 16 mil sejam na sede. Há 15.791 imóveis construídos, na sede e nos seis distritos, 5.316 não construídos, 249 construções em andamento, 21 construções paralisadas, seis em demolição e 46 em ruínas. (Da Redação)
Comente este post