O município de Barra de São Francisco aumentou em 8,99% o índice de crianças alfabetizadas em 2024 em relação a 2023, quase três vezes a média nacional, que é de 3,2% de crescimento bruto. Quando calculado sobre o próprio índice anterior, a taxa de crescimento é de 11,46%.
“Temos uma política municipal de qualidade na educação, enfrentamos muitos problemas de caixa, mas a equipe é muito comprometida e entrega resultados. Melhoramos também nossa rede física e a cada ano vamos melhorar até um dia em que todas nossas crianças serão alfabetizadas”, disse o prefeito licenciado Enivaldo dos Anjos.
A taxa de crescimento de Barra de São Francisco é a terceira maior de 11 municípios de seu entorno, no Noroeste do Estado. As maiores taxas de crescimento foram Ecoporanga e Alto Rio Novo, mas o grande destaque da educação na região é Mantenópolis, que tem o maior índice do Estado de crianças no 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas: 94,55. Em 2023, eram 92,33%.
Os piores desempenhos de crescimento na região são de Vila Pavão (-13,2%), Vila Valério (-7,09%), São Domingos do Norte (-3,36%) e Nova Venécia (-0,26%). Vila Pavão tem o pior índice de alfabetização da região, com apenas 61,4% das crianças. É um dos mais baixos do Estado.
No Espírito Santo, o pior índice é do município da Serra, que tem apenas 57,12% das crianças alfabetizadas no 2º ano. O município com a maior arrecadação de royalties de petróleo do Estado, Presidente Kennedy, no litoral Sul, tem apenas 69,85% e suas crianças alfabetizadas.

SALTO DE QUALIDADE
Ex-assessora da Secretaria Municipal de Educação de Mantenópolis, onde participou da implantação do modelo que colocou o município com o maior índice de alfabetização de crianças, a professora Delma Ker comanda há mais de oito anos também a educação em Barra de São Francisco.
“Antecipamos em cinco anos e superamos nossa meta, que era de 80% para 2030. Foi um avanço muito significativo, porque é um trabalho focado na alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental”, disse Delma.
De acordo com a secretária, que no atual mandato assumiu o cargo de Assessora Especial de Governo do Executivo municipal para cuidar de novos projetos e convênios, Barra de São Francisco subiu muito, “cresceu, teve uma evolução muito grande, superando a meta prevista para 2030”.
“Teve um trabalho, tem uma coordenação do Programa Nacional Criança Alfabetizada, que é coordenado pela Dirlene Campos Carneiro, da SEMED, tem uma parceria com o Governo do Estado, tem um trabalho da própria Secretaria com os diretores e suas equipes de alfabetização nas escolas”, observou.
Delma acrescentou que o dia foi “motivo de muita alegria, porque a gente cresceu muito, num resultado muito positivo, e o nosso município tem o maior número de alunos na microrregião Noroeste”.
Delma registra que o município de Mantenópolis realiza há 20 anos um trabalho consistente que colocou o município como referência na educação pública no Estado. “É um trabalho que vem sendo construído há mais de duas décadas, trabalhei lá como efetiva até e como assessora da Semed até 2008. Depois vim assumir como pedagoga efetiva em Barra de São Francisco. Mas os profissionais de lá têm feito história no Estado quando se trata de qualidade na educação pública”, salientou Delma, que assumiu a secretaria em Barra de São Francisco em 2017 e foi mantida pelo prefeito Enivaldo dos Anjos em 2021, depois de ter sido a primeira colocada nas eleições diretas para secretária. (Da Redação com informações do MEC)
Euclério celebra crescimento da alfabetização em Cariacica: dobro da média nacional
Comente este post