Em meio ao conflito que envolve indígenas e proprietários de fazendas no Sul da Bahia, boa parte dessas terras em mãos de capixabas que migraram do Norte do Espírito Santo para plantar café, coco, pimenta-do-reino e frutas na região, as autoridades estaduais da área de segurança pública acreditam ter identificado o homem que matou dois índios pataxós – Samuel Cristiano do Amor Divino, 21 anos, e Naui Brito de Jesus, 16 anos – no último dia 17, na margem da BR 101, próximo a Itabela (BA).
Durante todo o final de semana, equipes da Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Segurança Pública passaram procurando pelo homem, que não teve sua identidade divulgada, mas que teve sua prisão temporária decretada pela Justiça.
Segundo as autoridades baianas, o homem prestaria serviço de segurança privada na região. No imóvel utilizado por ele, na zona rural de Porto Seguro, os policiais apreenderam armas, celulares, rádios comunicadores, entre outros dispositivos eletrônicos.
“Estamos com equipes espalhadas pela região buscando o foragido que possui mandado de prisão temporária”, contou o titular da 23a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Moisés Damasceno.
O comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Costa de Souza, acrescentou que unidades territoriais e especializadas da PM atuam em conjunto promovendo varreduras. “O patrulhamento segue reforçado na região por tempo indeterminado”, completou.
As autoridades esperam prender o suspeito e, a partir de seu depoimento, não apenas confirmar a autoria do duplo homicídio, mas também a motivação para o crime. Na ocasião, chegou-se a especular que os dois indígenas poderia ter sido assassinados por traficantes que buscam se estabelecer na região, aproveitando a confusão em torno da posse de terras.
Integrantes da Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Segurança Pública concederão entrevista, às 10h, desta segunda-feira (30), na sede da 23a Coorpin, em Eunápolis. O delegado Moisés Damasceno e o tenente-coronel Alexandre Costa de Souza contarão mais detalhes das ações realizadas pela FI, no Extremo Sul da Bahia.
Comente este post