
*José Caldas da Costa
Quem foi que disse que, no Brasil, livro não dá camisa a ninguém? Dá camisa e até casa. Esta é a história de Marcelo Félix, 29 anos. Em 2019 ele concedeu sua primeira entrevista para a TV Assembleia, do Espírito Santo. Chegou tenso (observação do repórter, pois o autor disse que estava tranquilo), mas foi só começar a falar de seu trabalho que se mostrou desinibido em frente das câmaras e da repórter Karina Borgo durante meia hora no programa “Dedo de Prosa”, da TV Assembleia. (link abaixo)
Morando no município de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, falava sobre seu surpreendente livro “Martyn, o detetive, e o sumiço dos encrenqueiros”, uma história que nasceu em sua cabeça quando tinha 16 anos de idade. Pouca gente acreditava nele. Mas hoje Marcelo já publicou mais dois livros, sendo que um deles semifinalista do prêmio ABERST (Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) de Literatura 2021.
As dificuldades financeiras e a timidez não foram páreo para o sonho de Marcelo Felix: ser escritor. Ele persistiu e conseguiu. O primeiro livro “Martyn o detetive” veio em 2017 e foi graças à carreira literária que ele conseguiu concluir outro projeto de vida. O dinheiro que recebeu com a venda dos livros usou para a construção de parte da própria casa, que estava sendo erguida. Na mesma Sooretama, interior do Espírito Santo, que ele vive com a esposa Kelly Leones.
Para conquistar esse sonho, por seis meses bateu de porta em porta. Visitou mais de 300 pessoas apenas com o projeto do livro em mãos, e levantou dinheiro para a publicação. Amigos e familiares chegaram a desacreditar da carreira literária. Hoje, ele é escritor independente, com três livros lançados.
MISTÉRIO ADOLESCENTE
Para os jovens, uma aventura recheada de humor, mistérios e pistas escondidas. Para os adultos, uma boa dose de nostalgia, ao relembrar as leituras da juventude, e a oportunidade de abrir discussão com os filhos sobre valores, justiça e o poder da amizade.
No romance policial Martyn o detetive: e o sumiço dos encrenqueiros, o escritor e desenhista capixaba Marcelo Felix apresenta Martyn, um garoto de quase 15 anos que mora somente com a mãe, Luciele, e seu bichinho de estimação, Sherlock Hamster. Junto de seu inseparável e dramático amigo Kleber, estão prestes a entrar no tão sonhado colégio Darwin, um lugar ótimo para estudar, se não fosse pelos terríveis grupos de encrenqueiros.
Logo no primeiro dia de aula, Martyn encara o maior e mais terrível aluno, Ferrugem. A questão é que o valentão desaparece da escola pouco depois dessa confusão, e faz de Martyn o principal suspeito. O mais estranho é que os acontecimentos ganham força maior quando um a um, os alunos que praticam bullying são sequestrados. Martyn, então, como grande fã de Sherlock Holmes, se vê no dever de investigar para limpar seu nome e encontrar os encrenqueiros.
Martyn ia ao encontro de um legítimo caso policial. Era como se tivesse entrado nas aventuras
de Sherlock Holmes, porém não estava em Londres e não era um detetive consultor. Era
apenas um garoto que tentava livrar sua própria pele provando sua inocência.
O fato de levar toda a culpa pelos sequestros era o que mais o motivava a solucionar o
caso dos desaparecimentos. (Martyn o detetive: e o sumiço dos encrenqueiros, p. 87)
Autor independente de outras três obras, Marcelo Felix é um dos herdeiros da consagrada literatura policial brasileira para crianças e adolescentes, que ficou marcada por clássicos memoráveis como “A Droga da Obediência”, de Pedro Bandeira, e “O Mistério do 5 Estrelas”, de Marcos Rey.
Martyn o detetive conversa com o público jovem e adulto sobre temas importantes como abandono e diversidade familiar, além de revelar uma das faces mais dramáticas do ambiente escolar: o bullying. Tudo isso sem perder a leveza e o clima de descoberta da própria identidade.
No livro, Marcelo revela sua própria cidade para o universo da literatura. “Eu sempre gostei muito de ler e percebei que é muito fácil estar em Sooretama ou em Londres no momento seguinte, através da imaginação”, comentou Marcelo no programa Dedo de Prosa.
Ficha técnica
Título: Martyn o detetive: e o sumiço dos encrenqueiros
Autor: Marcelo Felix
Editora: Lura Editorial
ISBN/ASIN: 9788558490528
Páginas: 356
Preço: R$ 35,00
Onde comprar: Amazon e site do autor
QUEM É O AUTOR?
Marcelo Felix nasceu em Sooretama, no Espírito Santo. Escritor e desenhista, publicou romances, livros infantis e contos. Quando mais jovem, passava horas e horas desenhando histórias em quadrinhos com os amigos, até que resolveu trocar o traço pela palavra. Em 2007, escreveu à mão uma história chamada “As aventuras de Martyn, a menina perfeita”, foi quando nasceu o rascunho do trio de detetives Martyn, o Detetive, seu romance de estreia.
Em 2019, Marcelo também participou da antologia Arrependa-se (Constelação Editorial), com o conto “Ouro de Tolo”. Já em 2020, a convite da Lura Editorial, assumiu a organização de O misterioso caso da Royal Street e outras histórias, que reúne autores de todo o Brasil. E, por fim, em 2021 lançou Agnes e o Segredo das Bruxas – semifinalista do Prêmio Aberst de Literatura. O livro é um reconto de João e Maria, dos irmãos Grimm, tendo Agnes a sobrinha da bruxa malvada como protagonista. (Da Redação com Gabriela Bubinak)
Redes sociais:
Instagram: @marcelofelixoficial
Facebook: writermarcelofelixoficial
YouTube: Marcelo Felix Writer
Site: marcelofelix.com.br
(*) José Caldas da Costa é jornalista, geógrafo e escritor. É diretor do portal Tribuna Norte-Leste.
Comente este post