Por meio de “Nota à Imprensa”, a Assembleia Legislativa restringiu a “deputados estaduais da atual legislatura” e “servidores essenciais à realização da sessão, devidamente identificados” as presenças em plenário na sessão especial desta quarta-feira (6), às 9 horas, quando será votado o parecer da comissão especial formada para apreciar o decreto de prisão preventiva do deputado Capitão Assumção (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes.

A decisão de estabelecer a ordem nas presenças em plenário ocorre depois que, na segunda-feira (4), durante a sessão, o plenário tinha a presença de várias pessoas estranhas ao ambiente, como o senador Magno Malta, que ficou sentado na cadeira vaga de Assumção, o ex-deputado federal Neucimar Fraga e o deputado federal Evair de Mello (PP), enquanto nas galerias e do lado de fora da Assembleia apoiadores faziam movimentos em defesa do deputado preso por ordem do ministro do STF.
De acordo com a nota, “a Comissão Especial formada para analisar a prisão preventiva do deputado Capitão Assumção (PL) aprovou e o Colégio de Líderes ratificou que o acesso ao plenário da Casa estará restrito durante a Sessão Especial para decidir sobre a prisão do deputado estadual Capitão Assumção, a ser realizada nesta quarta-feira, às 9 horas”.
E afirmou que “a iniciativa tem como propósito assegurar que cada parlamentar tenha a liberdade e a tranquilidade necessárias para expressar seu voto, sem enfrentar qualquer forma de pressão ou constrangimento, contribuindo assim para o fluxo contínuo e sem interrupções da sessão legislativa”.
De acordo ainda com a nota, “em resposta a esta decisão, a Mesa Diretora compromete-se a alocar um espaço especialmente designado para acolher autoridades interessadas em acompanhar a Sessão diretamente do Palácio Domingos Martins”
A imprensa terá acesso a um espaço reservado na sala de imprensa, com recursos para acompanhamento da sessão. Para ter acesso à sala de imprensa, os profissionais de imprensa deverão estar devidamente identificados. Imagens como vídeos e fotos deverão ser solicitadas à Secretaria de Comunicação Social por meio do e-mail scs@al.es.gov.br.
Por fim, “a Ales reconhece a importância da participação da sociedade civil nas atividades da Casa e, por isso, reforça a transmissão em tempo real através dos nossos canais oficiais em Tv Aberta (Canal 3.2), no Youtube e com publicações constantes em nosso portal de notícias”.
Na sessão especial, o advogado Fernando Dillen fará a sustentação oral da defesa do deputado Capitão Assumção, que está completando uma semana preso no quartel da Polícia Militar, em Maruipe, por ter descumprido medidas restritivas do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nos autos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado contra a posse do presidente Lula. (Da Redação com informações da Secom/Ales)
Comente este post