
O Parque Natural Municipal Sombra da Tarde (PNMST) vai ganhar mais uma área. De acordo com informações exclusivas obtidas pelos sites Tribuna Norte leste e o Contestado, a área de amis de 5 mil m² que abriga hoje a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Irmãos Fernandes, vai se tornar uma nova parte do parque, com entrada e portaria.
A informação é do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) e faz parte de um acordo feito recentemente com a diretoria da Cesan para avançar no projeto de 100% de tratamento de esgoto no município. “A Cesan já confirmou a construção de uma nova (ETE) próxima a Rodovia do Contorno na saída para Ecoporanga e acordamos que a área atual será doada ao município e incorporada ao parque Sombra da Tarde”, sustenta o prefeito.
Ainda de acordo com Enivaldo dos Anjos, o local do atual “Pinicão” será aterrado apenas uma estação elevatória da Cesan será mantida no local, mas totalmente fechada, impedindo que exale mau cheiro como acontece hoje.
“Vamos preparar todo aquele terreno para ser incorporado ao parque, inclusive com uma passarela sobre o rio Itaúnas, permitindo que as pessoas possam acessar o local a partir da antiga ETE”, revela o prefeito.

Sobre o parque
O PNMST foi inaugurado em 17 de fevereiro de 2000. Desde então, a situação da infraestrutura construída no local estava acabando aos poucos. Só a partir da gestão anterior, do prefeito Alencar Marim, algumas reformas foram feitas na sede, que passou a abrigar o Destacamento de Polícia Ambiental da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar ambiental (BPMA).
Mesmo assim, a principal entrada de pedestres do parque, a ponte que interliga o local à ES-080/381, estava abandonada e fechada por questões de segurança. Parte da ponte foi levada pela enchente de 2013/14 e o que já estava deteriorando, quase acabou.
A ponte foi revitalizada pela secretária de Meio Ambiente, em parceria com outras pastas. “A ponte é importante para o acesso ao parque e também servirá de ‘atalho’ para os moradores e visitantes do bairro Santa Izabel”, destacou Lislei.
Por sugestão do comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Cosme Carlos, o local poderá abrigar também uma pista de caminhada, interligando com a pista já existente na marginal da rodovia.
“Acho que é importante trazer mais pessoas para dentro do parque, um lugar bonito como esse, precisa de gente visitando, quanto mais gente, mais fácil fica a conservação da unidade”, salientou o militar ao recomendar a criação da pista de caminhada.
Com uma área de 158.333 m², o parque, que conta com uma variedade de mais de 100 espécies de animais e trilhas, o parque deve retornar às atividades de educação ambiental assim que for seguro, diante da pandemia da Covid-19.
No parque os visitantes, inclusive milhares de estudantes de Barra de São Francisco e região, entram em contato direto com a natureza e podem encontrar animais silvestres e domésticos, além da biodiversidade da fauna e flora existentes e também participar de um passeio educativo pelas trilhas. (Weber Andrade)

Comente este post