Os rios Itaúnas e São Francisco, que atravessam a sede de Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo estão em situação ‘tranquila’ na manhã deste sábado, 27. Havia preocupação com a possibilidade de transbordamento do rio devido ao grande volume de chuva na região de Cachoeirinha do Itaúnas e também na cabeceira do Rio São Francisco, em Santa Luzia de Mantenópolis. Ambos os rios passam pela sede de Barra de São Francisco e se encontram no bairro Irmãos Fernandes.
O Rio São Francisco, que costuma ‘represar’ o Itaúnas, está com volume de água praticamente igual ao do seu irmão. Ambos nascem na região de Santa Luzia em Mantenópolis, mas o São Francisco passa pela sede de Mantena, Leste de Minas Gerais, antes de chegar a Barra de São Francisco. Na manhã deste sábado, a régua de medição na ponte da avenida Jones dos Santos Neves marcava apenas 30 cm, longe da cota de inundação, de 1,40m, quando as águas começam a sair do leito na altura do Campo Novo.
Já o Itaúnas está ainda com cerda de 50cm de vão entre as águas e a ponte da rua Capitão Djalma Borges, na Avenida Adelino Coimbra.
Feirantes não aparecem
Apesar da aparente tranquilidade na sede, devido à capacidade de contenção da Barragem Everaldo Bianquini, na altura do Córrego Queira Deus, muitos feirantes da região do Itauninhas não apareceram na feira livre da Rua Mineira neste sábado, provavelmente devido às condições precárias da estrada do Córrego Fervedouro e Vargem Grande. (Da Redação)

Comente este post