Nesta semana, durante a solenidade de ordem de serviço para reformas na Escola Municipal de Agricultura Familiar (EMFA) Normília Cunha dos Santos, no Córrego da Queixada, estudantes da escola fizeram questão de fotografar com o diretor geral do Ifes de Barra de São Francisco, professor Leonardo Siqueira. São 12 estudantes da “Normília” aprovados e outros em suplência e desejando a vaga.
Mas, do outro lado, a co-irmã, Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite emplacou cinco estudantes no Ifes a partir do ano que vem, no curso de Agropecuária e, um dos estudantes, na verdade, uma – foram quatro meninas e um menino – se destacou ao obter a primeira colocação na ampla concorrência do processo seletivo do Ifes.
“A nossa EFA está muito honrada pela vitória dos estudantes que passaram no processo seletivo do Ifes. Parabéns aos monitores da EFA que veem desempenhando um trabalho de qualidade com os nossos estudantes, proporcionando sucesso em sua trajetória na Pedagogia da Alternância. Parabéns as famílias que confiaram a educação de seus filhos (as) a essa escola tão humilde, mais com um potencial gigantesco capaz de transformar a realidade de estudantes com a formação integral da Pedagogia da Alternância”, disse a escola em nota nas redes sociais.
Por outro lado, o diretor geral do Ifes, Leonardo Siqueira, disse estar muito satisfeito com a grande quantidade de alunos das EFAs do município que estarão no Ifes a partir de 2024. “Fui professor de escola família agrícola, sei da importância da pedagogia da alternância e fico feliz de ter tantos alunos de Barra de São Francisco aprovados no Ifes”, comentou.
Transferência para o Mepes
A EFA Jacyra de Paula Miniguite, deixou de pertencer à rede municipal de ensino para ser mantida pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) em 2021.
Na altura, a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, explicou: “Não temos amparo legal para manter essa escola e havia um anseio da comunidade para que a escola fosse dirigida pelo MEPES, através da pedagogia da alternância. A rede municipal continuará com a escola família agrícola Normília Cunha, no distrito de Santo Antônio, que é ensino fundamental”.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, na altura ainda ocupava o cargo de secretário de Administração. Falando em nome do prefeito Enivaldo dos Anjos disse: “O município tinha em funcionamento uma escola de segundo grau e isso estava errado, porque não é competência do município o ensino médio e isso poderia dar problema para o gestor no futuro. No início do ano, tivemos uma lei aprovada na Câmara autorizando o prefeito a custear o ensino médio desta escola até o final do ano letivo de 2021, e que depois ela passaria para o Estado. Fizemos a proposta, ela foi aceita e, a partir de 2022, a escola deixa de ser municipal”, disse Elcimar. (Da Redação)
Comente este post