No final de 2019, o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), Rodrigo Chamoun, prometia auditoria contundente na Prefeitura de Água Doce do Norte onde deveria encontrar uma situação inusitada, para além dos quase 600 servidores municipais que colocam a folha de pagamentos do município como uma das mais “inchadas” do Estado. É que o vice-prefeito da cidade, Jacy Rodrigues da Costa, o Jacy Donato, segundo denúncia feita ao site tribunanorteleste.com se encontrava morando nos Estados Unidos há cerca de um ano e continuava recebendo seus proventos, quase R$ 6 mil, da Prefeitura.
Um político de oposição ao prefeito da época, Paulo Márcio Leite Ribeiro (já falecido), afirmou que o irmão do prefeito, Marcelo Leite Ribeiro, estaria morando junto com Jacy Donato, nos Estados Unidos e também estaria recebendo remuneração mensal da Prefeitura. Marcelo foi secretário municipal de Administração no atual mandato, mas, em pesquisa no Portal da Transparência, não encontramos seu nome na folha de pagamento da prefeitura. O de Jacy Donato continua ativo.
Veja também
https://tribunanorteleste.com.br/mantenopolis-e-destaque-no-fantastico-com-novo-esquema-de-emigracao-aos-eua/
Jacy Donato acabou retornando às pressas dos EUA, após o agravamento do estado de saúde de Paulo Márcio, que acabou morrendo por complicações da Covid-19, assumiu a prefeitura e até ensaiou uma candidatura à reeleição, mas acabou não conseguindo disputar, perdeu com seu grupo e hoje, já está de novo, vivendo nos EUA.

Políticos de Água Doce do Norte vivendo nos Estados Unidos ou do tráfico de pessoas para aquele país, não é uma novidade. Um dos mais conhecidos em toda a região, adotou, inclusive, um apelido relacionado aos EUA: Velson Fernandes Batista, adotou o apelido de “Boneco Americano”, com o qual disputou e ganhou uma eleição para vereador no município.
Outro político ligado a Água Doce do Norte e que chegou a ser candidato a prefeito do município, é o empresário do ramo de transporte, Wanderson da Silva Leite, mais conhecido como Wanderson Transporte.
Suspeito de estar envolvido com a imigração ilegal para os Estados Unidos, Wanderson disputou mais uma eleição em Água Doce do Norte, no ano passado, mas ficou em terceiro na disputa com mais dois candidatos.
Wanderson da Silva Leite entrou em contato com a nossa reportagem na época da primeira publicação, em 2019, para informar que esteve nos EUA em 2014, mas tem domicílio no brasil. Ele também negou qualquer envolvimento com a imigração ilegal ou que tenha sido investigado pela Polícia Federal. (Weber Andrade)
Comente este post