Weber Andrade
Quando criança, no interior de Minas, a falta de dinheiro e o gosto refrescos, levava-me a pegar, na venda do meu pai, um daqueles pacotinhos de K-Suco – tinha também o Q-Refresco – que usávamos em casa para fazer o ‘refrigerante’ dos dias de semana. E meu sabor preferido era o de framboesa, porque acha a fruta muito bonita e nunca tinha visto, só sentido o ‘sabor’, que era artificial, claro está.
Fui conhecer a verdadeira framboesa durante minha estadia em Portugal, onde ela é nativa. Logo na primeira vez, sai com os dados sangrando, para a framboeseira não gosta de entregar seus frutos com facilidade. E fiquei encantado com o sabor, Só que lá, a framboesa comum é a preta, ou negra, um pouco maior do que a vermelha e, diria, até mais saborosa.
Pesquisando na internet, descobri que a framboeseira deve ser submetida em pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 °C para que a produção seja satisfatória.
Originária dos campos do centro e norte da Europa e de parte da Ásia, a planta espinhosa pertence à família das Rosáceas e seu fruto é frequentemente confundido com a amora-preta, da qual se diferencia por ser oco e, portanto, mais delicado.
Para minha surpresa, nesta quarta-feira, 12, na feira livre da Rua Mineira, em Barra de São Francisco, avistei uns potes plásticos com frutas que logo pensei serem pimentas.
Mas, o feirante, policial militar Jesus Fernandes, foi logo avisando: “Não é pimenta é framboesa”.
Jesus, que é descendente de agricultores, costuma levar também algumas embalagens de pimentas fortes para vender. Mas hoje ele apareceu com os potes da framboesa vermelha que produz em sua horta.
“Dá um trabalho danado, ela é muito espinhenta a rama se espalha com facilidade, a colheita é difícil, mas a satisfação em colher é maior”, comenta.
+ Sobre framboesa
A framboesa é uma fruta rica em antocianinas, vitamina C e elagitaninos, compostos bioativos que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir situações como envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardíacas, como infarto e aterosclerose.
Além disso, a framboesa também ajuda na perda de peso, porque tem ótimas quantidades de fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia.
Os principais tipos de framboesa são a vermelha, a preta, ou negra, e a amarela, ou dourada, que possuem nutrientes similares. Essa fruta tem um sabor doce e suave e pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como geleias, tortas, sucos e smoothies. Já as folhas da framboesa podem ser usadas no preparo de chás.

Componentes da fruta
100 g de framboesas
Calorias – 49 (crua) e 293 (desidratada)
Proteínas – 0,9 g (crua) e 5,4 g (desidratada)
Gorduras – 0,6 g (crua) e 3,6 g (desidratada)
Carboidratos – 5,1 g (crua) e 30,9 g (desidratada)
Fibras – 6,7 g (crua) e 40,5 g (desidratada)
Vitamina A – 2 mcg (crua)
Vitamina C – 30 mg (crua)
Vitamina B9 – 33 mcg (crua) e 199,7 mcg (desidratada)
Potássio – 230 mg (crua) e 1.390 mg (desidratada)
Cálcio – 26 mg (crua) e 160 mg (desidratada)
Fósforo – 23 mg (crua) e 140 mg (desidratada)
Magnésio – 20 mg (crua) e 120 mg (desidratada)
Zinco – 0,3 mg (crua) e 1,8 mg (desidratada)
Principais benefícios
Evitar doenças cardíacas
A framboesa é rica em polifenóis, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL no sangue.
Por isso, o consumo de framboesa evita a formação de placas de ateroma, evitando doenças cardíacas, como aterosclerose, infarto, trombose ou AVC.
Regular a pressão arterial
As antocianinas presentes na framboesa favorecem o relaxamento das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando, assim, a regular a pressão arterial.
Além disso, essa fruta também é rica em potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de sódio pela urina, regulando assim a pressão arterial. Veja outros alimentos ricos em potássio.
Promover a perda de peso
A framboesa fornece ótimas quantidades de fibras que desaceleram o esvaziamento do estômago, ajudando a aumentar a saciedade e reduzir a fome. Além disso, essa fruta contém poucas calorias, podendo ser incluída em uma dieta para emagrecer.
Além disso, as antocianinas atuam como agente antiobesidade, ajudando a alterar o metabolismo das gorduras, diminuindo a inflamação, aumentando o gasto energético e favorecendo a oxidação da gordura acumulada, diminuindo seu acúmulo no organismo.
Retardar o envelhecimento precoce
A framboesa ajuda a retardar o envelhecimento precoce por ser rica em vitamina C, um nutriente que favorece a produção de colágeno, uma proteína importante para manter a firmeza e a elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas e linhas de expressão.
Além disso, os polifenóis presentes na framboesa também previnem os danos causados pelos radicais livres às células da pele, revertendo os danos causados pelos raios ultravioleta do sol ou outros poluentes.
Prevenir a diabetes
De acordo com alguns estudos, as antocianinas e o ácido elágico presentes nas framboesas poderiam estimular a secreção de insulina, além de atuar como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo.
Além disso, as fibras presentes na framboesa também diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, controlando os níveis de glicemia no sangue, sendo, por isso, considerada um alimento de baixo índice glicêmico. Conheça o índice glicêmico de outros alimentos.
Fortalecer o sistema imunológico
A framboesa é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente que aumenta a produção das células de defesa, diminui o estresse oxidativo e favorece a produção de glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico.
Melhorar a concentração e memória
A framboesa é rica em polifenóis que melhoram a circulação sanguínea, reduzem o stress oxidativo e a inflamação no cérebro, melhorando a concentração e a memória, além de prevenir o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.
Prevenir o surgimento do câncer
O consumo regular de framboesa previne a formação de radicais livres e reduz a inflamação no corpo, por ser rica em polifenóis e outros compostos bioativos que inibem a proliferação de células tumorais, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como cólon, próstata, mama e endométrio.
Tabela de informação nutricional
Para se obter todos os benefícios da framboesa, é importante também uma alimentação equilibrada e saudável, e fazer exercícios físicos regularmente.
Como preparar o chá de framboesa
Para fazer o chá de framboesa, basta ferver 1 xícara de água numa panela e, após desligar o fogo, adicionar 1 colher de chá de folhas de framboesa picadas. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.
O chá de folhas de framboesa pode ser indicado para ajudar a acelerar o trabalho de parto. No entanto, esse chá só deve ser tomado com a supervisão do obstetra. Entenda melhor como o chá de framboesa ajuda no parto.
Receitas saudáveis com framboesa
A framboesa pode ser consumida ao natural ou desidratada, ou ainda usada em preparações como sucos, smoothies, geleias e tortas.

Geleia de framboesa
Ingredientes
500 g de framboesas frescas;
1 xícara de adoçante para forno e fogão;
Suco de 1 limão.
Modo de preparo
Lavar bem e escorrer as framboesas. Colocar as framboesas em uma panela com o adoçante e levar ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Deixar as framboesas cozinharem por cerca de 30 minutos ou até as frutas ficarem macias e a geleia engrossar.
Deixar amornar e colocar a geleia no liquidificador, batendo até ficar uma mistura homogênea. Após amornar, distribuir a geleia em potes de vidro e tampar bem. Armazenar a geleia na geladeira por até 1 mês. Servir a geleia com queijo, torradas ou tortas.
Smoothie de framboesa
Ingredientes
1 xícara de framboesas frescas ou congeladas;
½ banana;
100 ml de suco de laranja;
200 ml de leite de coco ou outra bebida vegetal;
1 colher de chá de sementes de chia
Modo de preparo
Lavar bem as framboesas e picar a banana. Colocar todos os ingredientes, exceto a chia, no liquidificador ou processador e bater por 2 minutos. Transferir para uma taça ou copo, adicionar as sementes de chia, misturar bem e servir.
*Weber Andrade é jornalista colaborador do site tribunanorteleste.com.br
Comente este post