Um advogado que passava informações a líderes de uma organização criminosa, que cumprem penas em presídios do Estado, está entre os alvos de uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Espírito Santo nesta quarta-feira (23), em Cachoeiro de Itapemirim, visando a combater o movimento de tráfico de drogas na principal cidade do Sul do Estado, prendendo dois elementos oriundos do Complexo do Alemão, do Rio de Janeiro.
A Operação Seródia foi feita pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Cachoeiro de Itapemirim e pelo Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) Sul, da Superintendência Regional da Polícia Civil no Sul do EStado, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar contra líderes do tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade capixaba, a 140 quilômetros de Vitória.
A ação resultou na prisão de dois indivíduos de 35 anos, um de 28 e outro de 32 anos, além da apreensão de cinco veículos, celulares, duas armas de fogo e uma quantia em dinheiro.
A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), Delegacia Especializada de Infrações Penais e Outras (Dipo) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), todas de Cachoeiro de Itapemirim. Também participaram policiais da Delegacias de Polícia de Mimoso do Sul, Castelo, Vargem Alta e Marataízes, envolvendo o empenho de 40 policiais civis, distribuídos em 10 viaturas.
No bairro Nossa Senhora Aparecida, foi cumprido um mandado de prisão contra um homem de 32 anos. Nas buscas, foram apreendidos uma motocicleta, uma pistola calibre .40, uma bucha de maconha e aparelhos celulares. No local, também estavam outros dois indivíduos, de 21 e 20 anos, ambos do Complexo do Alemão, no Estado do Rio de Janeiro, com passagens pela polícia por roubo e lesão corporal. Eles foram conduzidos à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.
Ainda no bairro Nossa Senhora Aparecida, foram cumpridos mandados de prisão contra três indivíduos, um com idade de 28 e dois de 35 anos. As buscas resultaram na apreensão de três carros e uma motocicleta.
Já no bairro Paraíso, foram realizadas buscas na residência de um advogado de 41 anos, investigado por repassar informações à liderança do grupo, que estava cumprindo pena em um estabelecimento prisional do Estado, para que pudesse deliberar sobre diversos assuntos, especialmente sobre a estrutura do tráfico de drogas no bairro.
O advogado foi alvo de uma medida cautelar de busca e apreensão domiciliar, além de ter sido judicialmente proibido de manter contato com os demais investigados e de ingressar em estabelecimentos prisionais. Durante as buscas, foram apreendidas duas armas de fogo, além de uma bucha de maconha.
Após os procedimentos de praxe, os indivíduos que tinham mandados de prisão foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
“Operação Serôdia”
A palavra “serôdia” significa “tarde” ou “tardio”. A primeira fase da operação ‘Serôdia’ foi realizada com o objetivo de cumprir medidas cautelares de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar contra quatro indivíduos que ocupavam posições de liderança no tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeiro de Itapemirim. (Da Redação com SESP)
Comente este post