Weber Andrade
Barra Nova é um distrito do município de São Mateus. Em sua sede, localizam-se uma praia e uma vila, de mesmo nome, muito procurada por turistas que procuram paz e tranquilidade. Também encontra-se nessa localidade a foz do Rio Mariricu, formada artificialmente em meados do século XX com o intuito de drenar a região da Suruaca. A partir da criação dessa foz formou-se a Ilha de Guriri, maior ilha do Estado do Espírito Santo.
Barra Nova, 25 km depois de Guriri, é mais tranquila por conta do acesso, feito em estrada de terra. A praia oferece pousadas e bares, onde o sururu é destaque no cardápio.
Todas estas informações sobre Barra Nova podem ser encontradas em sites de turismo do Espírito Santo e de todo o país.
Mas o que pouca gente fora de São Mateus sabe é que o povoado está sendo ‘engolido’ pelo mar e pode deixar de existir em pouco tempo, por causa da falta de atenção do poder público.

O médico e ambientalista Hélio Emerich Filho, que gosta de passar os finais de semana com a esposa Daiana e seu pai, também médico, Gil Marcos Emerick, na casa que o pai construiu na vila, chamou a atenção da reportagem do tribunanorteleste.com.br para o problema que só aumenta.
Emerich Filho, que vive há décadas em Guriri conta que a situação não é nova e já foi alvo de reportagem de sites estaduais como o g1 Espírito Santo e TV Gazeta, que mostraram a situação em 2019.
Na altura, os moradores de Barra Nova, mostravam a preocupação com o avanço do mar e a erosão provocada pela força da água. Casas já foram derrubadas e a Defesa Civil orientou que eles deixassem as casas e procurassem abrigos e casas de amigos.
A prefeitura, na época, informou que estava abrindo uma nova boca de barra no rio para escoar água.
Uma moradora da localidade filmou o momento que uma construção foi levada pelo mar. Segundo relato dos moradores, a maré começou a avançar sobre as casas e não parou mais.
“A situação é crítica, nós moradores já tivemos algumas iniciativas para tentar conter o avanço da água, fazendo uma barreira de pedras, mas nem isso está resolvendo, ajuda um pouco, mas a água acaba espalhando as pedras”, lamenta o médico.
Morador do local há 11 anos, o pescador Valdemir Bonomo diz que nunca tinha visto mar avançar daquela maneira.
“O povo está até assustado com isso aí. O povo está com medo do mar romper com esse rio para chegar no outro. Se criar ondas grandes nesse rio, pode até acabar com Barra Nova”, alertou o pescador.
O alerta é reforçado por um geólogo: “Se continuar assim o mar pode invadir o rio, causando alagamento em toda região ribeirinha na estrada de Barra Nova a Guriri, acabando com casas e bares, além de afetar os mangues, florestas, região do Nativo, Barra Nova Sul e Norte e muito mais. O estrago vai ser muito grande. O berço dos peixes, caranguejo, aves e mariscos vem dessa região”, aponta o especialista, que pediu para não ter seu nome divulgado.
Comente este post