A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) ingressou, em 24/2, com um pedido de habeas corpus na 2ª Vara Criminal de Vitória (ES), com o objetivo de trancar um inquérito policial, chamado de ‘Yellow Press’, contra o jornal Folha Espírito Santo, aberto a pedido da procuradora-Geral de Justiça do Estado.
Os fundamentos para a ação da ABI apontam o abuso de autoridade cometido pela procuradora-Geral de Justiça, bem como uma clara violação à liberdade de expressão, protegida pela Constituição Federal, contra a Folha ES, em atividade há 35 anos.
Para explicar a ação, a ABI e a Folha ES realizarão uma coletiva de imprensa virtual, às 15h desta sexta-feira, 26, por meio do link Zoom https://bityli.com/I5IMM.
Para o presidente da ABI, Paulo Jeronimo, “com esta ação judicial, a pedido da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e de Direitos Humanos da ABI, a instituição está desempenhando o seu papel histórico em defesa dos jornalistas”.
“A Folha do Espírito Santo vem sofrendo perseguição por parte do Estado, por conta das denúncias de irregularidades que vem realizando em seu jornalismo investigativo”, explicou o advogado Gustavo Proença, do escritório Nicodemos & Nederstigt Advogados Associados, que assessora juridicamente a ABI.
Veja a íntegra do Habeas Corpus
Comente este post