A fiscalização da Prefeitura de Barra de São Francisco aplicou mais duas multas de R$ 3.791,00 (100 Unidades de Referência do Município) na Caixa Econômica Federal, por causa das filas e do descumprimento da lei que obriga as agências bancárias do município a atenderem os clientes em, no máximo, 30 minutos.
Com as novas multas, o banco estatal já recebeu quatro multas – três por reincidência, somando R$ 13.268,00.

Ontem, 14, a agência do Bradesco também recebeu a primeira multa, por descumprir o prazo de meia hora para atendimento de cada cliente. O valor foi de R$ 1.895 e, em caso de reincidência, passa para R$ 3.791,00.
Com isso, o valor das multas aplicadas aos dois bancos chegou a mais de R$ 15 mil e pode aumentar hoje, 14, se a situação persistir.
A secretária municipal da Fazenda, Clemilda Satil, disse que a fiscalização não dará folga e vai continuar autuando as agências que descumprirem a lei, independente de outras medidas, como a retirada da folha de pagamento da Caixa, prometida pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, caso o banco estatal não providencie uma solução para o atendimento ao público.
Apesar das multas, hoje, 14, a aglomeração na porta da agência começou logo pela manhã e algumas pessoas ouvidas pela nossa reportagem, afirmam que nada mudou.
“A Caixa continua distribuindo senha pra gente e, mesmo depois de enfrentarmos a fila para entrar na agência, a gente tem que esperar outro tanto dentro dela, para receber atendimento”, lamenta uma mulher que está com problemas para receber o auxílio emergencial.
O problema tem sido recorrente na Caixa, principalmente a partir de abril de 2020, quando começarem os pagamentos do auxílio-emergencial do Governo Federal por conta da pandemia do coronavírus.
Decreto
A Prefeitura de Barra de São Francisco publicou, em agosto do ano passado, um decreto regulamentando a aplicação de multa para “quem descumprir medidas em virtude da calamidade pública da pandemia da Covid-19″.
As multas vão de 10 a 50 Ufirs e até R$ 50 mil por dia para empresas e estabelecimentos que desobedecerem as regras impostas e pode culminar na cassação do alvará da empresa.
Veja a íntegra do decreto aqui.
Veja a íntegra da nota da Caixa sobre o assunto
“A CAIXA informa que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos. Entre as ações adotadas, na Ag Barra de São Francisco (ES), é possível citar a triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Somado a isso mantém sinalização/delimitação do piso externo da agência, além de recepcionistas que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas.
Todas as unidades da CAIXA seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, prova de vida do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.
O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas e esclarece ainda que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia.
A CAIXA orienta ao uso do aplicativo CAIXA Tem e aos canais alternativos, loterias e correspondentes bancários, para os clientes que já podem sacar ou transferir o crédito do Auxílio Emergencial ou do Saque Emergencial do FGTS.
“A Caixa está tomando todas as providências necessárias com relação ao Auto de Infração recebido pela prefeitura local.”
(Weber Andrade com Caixa e PMBSF)
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