Uma princesa da vida real, tida como inspiração para as meninas contemporâneas, estará em Vitória neste final de semana participando do maior evento mundial de lideranças corporativas e governamentais dos cinco continentes classificadas na categoria ESG, sigla em inglês traduzida como Ambiental, Social e Governança, ou seja, governança com sustentabilidade.
A princesa iraquiana Nisreen El-Hashemite, Diretora Executiva da Royal Academy of Science International Trust, participará como expositora da plenária que discutirá o problema do uso racional de água no planeta, a ser realizada no sábado (16), às 14h30, como parte da programação do Horasis Global Meeting, que reunirá 430 líderes globais de 37 países em Vitória a partir desta quinta-feira (24).
Ao lado de Nisreen estarão Veronica Sánchez da Cruz Rios, presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento; Munir Abud de Oliveira, diretor-presidente da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Espírito Santo (Cesan); Luana Pretto, CEO do Instituto Trata Brasil; Engy Serag, diretor-executivo da Orascom Construction; e Alice Bouman-Dentener, cofundadora da Cansu Global.
A Royal Academy of Science International Trust (Racit) é uma instituição fundada em 1968 e presidida pelo príncipe Mohammad bin Rei Faisal (I) bin El-Sharif Hussein El-Hashemite até seu falecimento em 2018.
Nisreen El-Hashemite é médica e cientista iraquiana, nascida no Kwait, formada pela Universidade de Harvard, ativista na promoção das mulheres na ciência e na saúde e desenvolvimento das mulheres. Fundadora da Liga Internacional de Mulheres na Ciência, além de ser uma das responsáveis pela proclamação do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.
Ao trabalhar em Harvard, a cientista pesquisou sobre esclerose tuberosa, buscando detectar os principais tipos de câncer por meio de exames de sangue. Nisreen também foi responsável pelo desenvolvimento da técnica preventiva conhecida como diagnóstico genético pré-implantacional, voltado para a fase pré-natal de reproduções medicamento assistidas.
O encontro anual da Horasis Global Meeting, entidade criada em 2005 pelo economista Frank-Jünger Richter, que foi coordenador do Fórum Econômico de Davos (Suíça), é realizado pela primeira vez na América Latina, o que coloca o Espírito Santo como foco mundial das atenções da liderança ESG (Environmental, Social and Governance).
Os participantes estarão reunidos em sessões plenárias de sexta-feira (25) a domingo (27), quando haverá participação externa de inscritos para conhecer os documentos produzidos nos três dias na Cidade da Inovação (antigo armazém do IBC), no Ifes, de Jardim da Penha, na capital capixaba.
SOBRE A RASIT
A Royal Academy of Science International Trust (RASIT), fundada em 17 de abril de 1968, é uma organização não governamental líder global dedicada à implementação de desenvolvimento sustentável e iniciativas globais e desempenha um papel influente na política regional e internacional de diversas maneiras.
A RASIT definie como sua missão inspirar, informar e viabilizar programas de desenvolvimento socioeconômico equitativos, diversos e inclusivos para melhorar a qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.
Por mais de 55 anos, a RASIT tem trabalhado com governos, sociedade civil, setor privado, entidades da ONU e organizações intergovernamentais internacionais e regionais para enfrentar desafios urgentes de desenvolvimento sustentável, como educação, pobreza, saúde, meio ambiente, entre outros.
A RASIT está impulsionando mudanças transformacionais ao aprofundar-se nas causas raiz de qualquer desafio, fornecendo dados baseados em evidências para informar decisões políticas e apoiando soluções, coordenação e advocacia baseadas em ciência e tecnologia de ponta. Em todos os tempos de mudança,
SOBRE O IRAQUE
A região onde hoje se encontra o Iraque também era conhecida como Mesopotâmia, palavra que vem do grego “meso” (entre) e “potamos” (rio), podendo, portanto, traduzir-se por “entre rios”. O nome foi dado pelo fato de a região estar situada entre os rios Tigre e Eufrates, dois dos quatro rios mencionados no Gênesis da literatura sagrada ocidental como integrantes do “paraíso” onde viveram Adão e Eva, os primeiros humanos na tradição judaico-cristã. Os outros dois rios são Gehon e Phison, também no Iraque. (José Caldas da Costa, Da Redação)
ES reúne 430 líderes de 37 países para discutir desenvolvimento sustentável
Comente este post