O candidato do PSB a prefeito Zé Luiz Mendes (PSB) chega ao final da corrida eleitoral com significativa vantagem sobre seus concorrentes: 36,6% das intenções de voto nas menções estimuladas, quando é apresentado ao entrevista um disco com os nomes dos candidatyos, segundo a pesquisa realizada pela Orizzonte Comunicação Ltda e registrada no site do TSE sob o número ES-03883/2024.
O levantamento foi realizado nos dias 24 e 25 de setembro, sob responsabilidade técnica do estatístico Gabriel Antonio Torres Pinto (Conre 8198) e ouviu 383 eleitores de Ecoporanga, distribuídos proporcionalmente entre a sede, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Muritiba, Prata dos Baianos, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha.
A segunda colocação é do candidato Elias Rufino (Republicanos) com 16,5%, seguido por Nem Gari (PP), apoiado pelo atual prefeito Elias Dal´Col, com 14,9%, e Jefinho Dal Col (Podemos) com 11,8%.
De acordo com a empresa que fez a pesquisa, o índice de confiança é de 95% e a margem de erro de 5%. Portanto, Elias Rufino e Nem Gari está empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro, assim como Nem Gari e Jefinho empatam também pelo mesmo critério.
Ecoporanga, a 340 quilômetros de Vitória, no extremo Noroeste do Espírito Santo, tem sete candidatos disputando 19.420 votos de eleitores aptos a participarem do pleito deste domingo. Além dos quatro que estão nas primeiras posições, ainda tem: Nilson Amaral (PV), que aparece com 2,4%, Pastor Sidnei (União Brasil) com 1,0% e Tia Laureci Gigante do Norte (PL),
De acordo com a pesquisa da Orizzonte, na reta final da corrida eleitoral ainda há cerca de 15% de eleitores indecisos, sendo que 1,3% pretendem votar branco ou nulo e outros 14,7% não souberam responder ou estão indecisos.
ESPONTÂNEA
Nas menções espontâneas, quando o entrevista não é apresentado aos nomes dos candidatos, Zé Luiz Mendes também lidera com folga, obtendo 31,2% das citações, seguido por Elias Rufino com 12,3%, Nem Gari com 12% e Jefinho Dal Col com 7,9%. Nilson Amaral tem 1,3%, Laureci 0,8%, enquanto os indecisos são 31%.
REJEIÇÃO: NEM GARI LIDERA
Mediante a pergunta sobre em quem o eleitor não votaria de forma alguma, o candidato Nem Gari (PP) lidera com 15,2%, seguido por Zé Luiz Mendes (PSB) com 13,1%, o que reflete uma certa polarização entre os grupos políticos liderado por Elias Dal Col, de um lado, e Zé Luiz Mendes, do outro. Os dois se enfrentaram em 2020, quando Elias teve 54,74% e Zé Luiz obteve 40,67%.
Em seguida, na rejeição, vêm Jefinho Dal Col com 6,5%, Nilson Amaral e Tia Laureci com 5,8%, Pastor Sidnei com 3,7% e, o menos rejeitado, Elias Rufino com 2,6%.
Quase metade dos eleitores (46,9%) dizem não rejeitar nenhum dos candidatos ou não responderam. Branco/Nulo foi apenas 0,5%.
VEREADOR
Como ocorre em todas as eleições, o voto de vereador é o mais indefinido em Ecoporanga. A pesquisa da Orizzonte indicou que mais de três em cada dez eleitores ainda não sabiam em quem votar para a Câmara (32,7%%). Os demais estão muito pulverizados.
VOTOS CONSOLIDADOS
A empresa pesquisou também a consolidação dos votos em Ecoporanga e constatou que 24,1% dos eleitores disseram que ainda podem mudar o voto, mas 66,5% disseram que a escolha é definitiva.
Isso significa que, se a pesquisa se confirmar nas urnas, todos aqueles que admitem mudar o voto teriam que descarregar num só candidato para impedir a vitória de Zé Luiz Mendes. A pesquisa não informa sobre qual candidato em Ecoporanga lidera o percentual de votos definitivos.
O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), que apoia a candidatura de Zé Luiz Mendes, disse que a tendência de vitória do candidato “reflete o reconhecimento de uma trajetória marcada por décadas de atuação em causas públicas e pelo comprometimento com o desenvolvimento de Ecoporanga. Além disso, suas propostas têm encontrado ressonância junto ao eleitorado, que vê em sua candidatura a melhor alternativa para o futuro de Ecoporanga”. (Da Redação)
Comente este post