A uma semana das eleições, a votação em Governador Valadares, maior cidade do vale do Rio Doce, deverá ser decidida pelo indecisos, que ainda são quase 25%. Não tem segundo turno no município, que “minguou” seu eleitorado com as perdas para a Covid-19 e pela migraçaõ para os Estados Unidos.
No fechamento dos números do colégio eleitoral, faltaram 1.514 eleitores para 200 mil, a condição para a realização do segundo turno. Para efeito de comparação, no último mês de julho antes da pandemia, em 2019, eram 203.769, diferença superior a 5 em relação a hoje.
Após a crise sanitária mundial, a quantidade de eleitores cresceu e chegou a 216.504, em julho de 2023, porém teve nova queda, com perda de 18 mil eleitores, ficando abaixo, então, dos 200 mil, Um dos fatores é a migração para os Estados Unidos, uma tradição que começou há 60 anos – costuma-se dizer que há mais valadarenses na América do Norte do que na própria cidade.
Não há estatísticas oficiais sobre a quantidade de pessoas que deixam a cidade de Governador Valadares anualmente para viver em outro país. Um estudo da UFF (Universidade Federal Fluminense) divulgado em 2023, focado em empreendedorismo, revelou, por exemplo, que mais de 30% de brasileiros morando nos Estados Unidos, destino principal dos valadarenses, se mudaram para lá havia, no máximo, cinco anos.
FORÇA DO PL
Enquanto no Espírito Santo o PL e o PT está se afogando abraçados, em Minas Gerais, na maior cidade do vale do Rio Doce, o deputado estadual Coronel Sandro, candidato do PL à prefeitura de Governador Valadares, lidera a pesquisa de intenções de voto Itatiaia/Instituto Ver, divulgada nesta sexta-feira (27). Ele aparece com 33,7% das intenções de voto.
Renato do Samaritano, candidato do Republicano, ultrapassou o candidato do PT, que era o segundo em pesquisa anterior, e passou a vir em seguida de Coronel Sandro com 23% das intenções de voto. Na terceira colocação está o deputado federal petista Léo Monteiro com 18,3%. Na sequência aparece o candidato do Mobiliza, Natal, com 0,3% das intenções de voto.
Segundo o levantamento, 17,5% dos entrevistados afirmaram que estão indecisos e não sabem em quem votar. Outros 6,8% pretendem votar em branco ou anular o voto.
Considerando apenas os votos válidos, Coronel Sandro aparece com 44,5% dos votos; Renato do Samaritano tem 30,4%; Léo Monteiro tem 24,3%; e Natal tem 0,8%.
MENÇÃO ESPONTÂNEA
No levantamento espontâneo, quando os entrevistados não são apresentados com opções de nomes para escolher, Coronel Sandro aparece com 28,3% das intenções de voto; Renato do Samaritano aparece com 13,8%; Léo Monteiro, com 13,1% e Natal, com 0,2%. Outros 38,9% não sabem em quem votar e 4,7% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.
A pesquisa do Instituto Ver, contratada pela Itatiaia, ouviu 800 eleitores de Governador Valadares entre os dias 22 e 26 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o registro MG-00305/2024. (Da Redação com Itatiaia e Uol)
Comente este post