Que atire a primeira pedra quem, com mais de 50 anos, nunca foi convidado a participar, ou mesmo tenha participado, de uma reunião de “Demonstração Domicilar” das maravilhas a serem feitas pelos potes mágicos que, levados à geladeira, protegiam os alimentos do frio e, ao mesmo tempo, os mantinham saudáveis, por serem hermeticamente fechados.
Mesmo quem não chegou ainda aos 50 sabe da utilidade dessas vasilhas plásticas que viraram símbolo de eficiência em sua categoria e ajudaram a sustentar muitas famílias remunerando donas de casa com suas atividades extras.
Mas o tempo passou e em breve eles farão apenas parte das lembranças das últimas oito décadas. A Tupperware está se preparando para declarar falência ainda nesta semana, afirmou a agência Bloomberg em reportagem publicada nesta segunda-feira (16), citando pessoas com conhecimento dos planos.
A empresa vem fazendo esforços nos últimos anos para reviver os negócios em meio a quedas na demanda. Em 2023, Tupperware já havia declarado que poderia falir. Segundo as fontes ouvidas pelo jornal, que foram mantidas em anonimato, a marca contratou consultores jurídicos e financeiros e planeja entrar em proteção judicial após violar termos de sua dívida.
As ações da empresa caíram mais de 50% na tarde desta segunda em Nova York. Em 2023, a empresa registrou receita de US$ 1,7 bilhão (R$ 9,3 bi), ante US$ 2,7 bilhões (R$ 14,7 bi) uma década atrás.
A Bloomberg afirma que os planos não são definitivos e podem mudar. Um representante da Tupperware se recusou a comentar a situação.
Em junho, diz a reportagem, a marca de recipientes plásticos e produtos para o lar fez planos para fechar sua única fábrica nos Estados Unidos e demitir quase 150 funcionários. No ano passado, o CEO Miguel Fernandez foi substituído, assim como vários membros do conselho, como parte de uma tentativa de reverter a maré, nomeando Laurie Ann Goldman como a nova CEO.
A Tupperware lançou seus produtos em 1946. A marca explodiu nos EUA principalmente por meio de festas de vendas organizadas por mulheres.
O anúncio da crise e possível falência, ainda em 2023, assustou consumidores fieis, que temeram ficar sem o produto que está no Brasil desde 1976.
O COMEÇO
Em 1945, o químico Earl Tupper lançou no mercado uma linha de utensílios plásticos com um sistema “selante”, ideal para proteger os alimentos no ambiente frio das geladeiras.
Após o lançamento, a vice-presidente da marca, Brownie Wise, instituiu na empresa o modelo de negócio denominado “Demonstração Domiciliar”, que se tornaria a chave do sucesso da Tupperware, com um revendedor demonstrando a versatilidade e durabilidade do produtos para parentes e vizinhos.
Em 1976, a Tupperware chegou ao Brasil empregando a mesma técnica dos Estados Unidos e fez muito sucesso, principalmente devido ao hábito brasileiro de cozinhar demais e guardar as sobras.
A fábrica brasileira atende a 80% do mercado nacional e ainda abastece o restante dos países sul-americanos. (Da Redação com Folha de São Paulo)
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