A Paraná Pesquisas divulgou sua nova pesquisa em Vitória.
Apesar do cenário global ainda favorável à reeleição do prefeito Lorenzo Pazoline (Republicanos), há uma leitura possível favorável à candidatura do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas: foi o que mais cresceu, em relação à pesquisa de agosto, sobre seus próprios números.
Enquanto Pazoline cresceu apenas 1,4% sobre si mesmo, Luiz Paulo cresceu 8,1%. Todos os demais candidatos caíram sobre seus próprios números.
Faltam menos de três semanas para a eleição, mas começaram os debates e Pazoline tomou a decisão estratégica do que acredita ser o menor dano: não comparecer.
Resta saber qual leitura o eleitor fará desse comportamento. E também se Luiz Paulo vai conseguir sustentar o crescimento a ponto de superar João Coser (PT), hoje o segundo colocado, para um eventual segundo turno contra o atual prefeito.
Se houver segundo turno, é outra eleição.
AH, SIM!!!
O candidato Du (Avante) pode alegar que ele também cresceu. Ah, sim. Na anterior, estava próximo do traço, com 0,5% na estimulada. Nessa apareceu com 1%.
DEBATE NA BAND
No debate da Band News na noite de segunda-feira (16), a cadeira de Pazoline ficou fazia (foto da capa). Sobre o tema, após ressalvar o direito do prefeito de não ir, o colunista político Vitor Vogas comentou: “Do ponto de vista estritamente democrático, foi ruim, muito ruim, a ausência de Pazolini – mais ainda, pela forma como se deu. Não é que o atual prefeito tenha apenas faltado ao debate. Ele o ignorou solenemente. Prefeito e seu time de campanha não deram à equipe de jornalismo da Rede Capixaba explicação nem justificativa alguma para o não comparecimento. Ignoraram o convite e pronto.
Nenhum candidato é obrigado a aceitar convites para participar de debates eleitorais. Nenhuma emissora tampouco é obrigada a promover debates. Quando se faz isso, é porque se acredita na importância de um momento como esse para o processo eleitoral e democrático, como uma chance ímpar de oportunizar aos candidatos a apresentação e a comparação de perfis e propostas e, aos eleitores, elementos que o ajudem a conhecer melhor os concorrentes e a tomar a sua melhor decisão, com informações e embasamento”.
MADUREITA ENCOMENDA O TERNO
O ex-deputado Marcos Madureira, que é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas, já pode encomendar o terno para a posse na Assembleia Legislativa em janeiro. Ele é o primeiro suplente do PP, que encaminha a eleição do deputado Theodorico Ferraço em Cachoeiro.

CONVERSA COM ALFAIATE
O alfaiate também já procurou o primeiro suplente do Podemos, o vereador Anadelson Pereira, de Vila Velha.
O deputado Lucas Scaramussa (Podemos) encaminha sua eleição em Linhares, apesar de o prefeito Bruno Marianelli (PSD) ser bem avaliado.
REFORÇO NA DIREITA
A bancada bolsonarista vai vir reforça nos próximos dois anos. Se Zé Preto conseguir confirmar sua eleição em Guarapari, quem assume é Rafael Monteiro (PL), que também concorre em Venda Nova do Imigrante. Caso ele também se eleja, vem Igor Elson, da Serra.
BRUNO LAMAS VOLTA
O PSB não vai eleger prefeito entre seus deputados estaduais. Mesmo assim, Bruno Lamas prepara-se para voltar à Assembleia no lugar de Thiago Hoffman, qua vai para uma secretária de Estado.
SPOIILLER
Quem é grande quadro da juventude do PCB nos anos 70, líder estudantil admirado, que flerta com a extrema direita nacional representada pelo governador paulista Tarcísio Freitas (Republicanos), para 2026?
Comente este post