A cor escura da água que estava saindo da torneira dos moradores de alguns bairros de Vila Pavão, preocupou os moradores nesta quarta-feira, 16. A Companhia Espírito Santense (Cesan) disse que a coloração da água foi normalizada. De acordo com Ingrid da Costa, moradores de vários bairros registraram a água escura saindo da torneira.
“A nossa comunidade já vem sofrendo a algumas semanas, faz uns dois meses que está desse jeito. A gente está usando essa água, mas estamos muito preocupados. Mobilizamos várias pessoas para ligar para Cesan e todo mundo fazer denúncia. São muitos moradores, de vários bairros, que estão com esses problemas na água”, afirmou.
Situação parecida ocorreu no distrito de Paulista, em Barra de São Francisco, no mês de abril. Saiba mais abaixo:
Morador de Paulista denuncia que água da Cesan está com coloração escura
Ingrid explicou que a água tem cor de café ralo e ferrugem. Ela disse que os moradores têm usado a água dessa forma, mas se preocupa com os dados que pode causar na saúde.
“Escolas e unidades de saúde estão usando essa água, além de idosos e bebês. A água é escura, tem um cheiro forte e com um gosto muito estranho. Calçadas brancas, quando jogam a água ficam sujas, não dá nem pra lavar a casa. É uma água barrenta, parece ferrugem ou café fraco”, finalizou.
A Cesan, em nota, pediu desculpas pelos transtornos. Segundo a Companhia, foram realizadas descargas para lavar as redes de distribuição nesta terça, 15, e quarta-feira, 16, e a coloração da água foi normalizada.
Os imóveis que receberam água com alteração das características devem descartar o líquido, que não oferece risco à saúde, mas não é recomendável a ingestão.
De acordo com a Cesan, se o problema persistir, os moradores devem chamar uma equipe pelo 115 para vistoriar o imóvel e coletar uma amostra da água para análise. (Da Redação com G1 Espirito Santo)
Comente este post