Foto da capa: Getty Images/iStockphoto
A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) junto a Comissão Organizadora da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária realizam, nesta quarta-feira (04), às 13 horas, no Bússola HUB, localizado na rodovia Othovarino Duarte Santos, 698, Sala 1, em São Mateus, a segunda da série de Conferências Territoriais de Economia Solidária que estão programadas para o Estado. A primeira foi em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 7 de agosto.
O objetivo destas conferências é debater com os atores que compõem a Economia Solidária capixaba os empreendimentos econômicos solidários; as entidades de assessoria e fomento; os gestores públicos e as propostas de níveis local, territorial, municipal, estadual e nacional para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária.
Essas conferências ainda são preparatórias para a Conferência Estadual, que acontecerá em Vitória, nos dias 27 e 28 de novembro, assim como a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, marcada para acontecer de 10 a 13 de abril de 2025, em Brasília.
“A participação dos empreendimentos, entidades de assessoria e fomento, e gestores públicos nas Conferências Territoriais e na etapa Estadual de Economia Solidária, é uma importante oportunidade de fortalecer o setor, que nos últimos anos em nível nacional teve retrocessos por falta de apoio. No Estado, sempre apoiamos as iniciativas voltadas para Economia Solidária”, avalia Renato Alexandre Rangel, gerente de Economia Solidária e Microcrédito da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Quanto ao evento nacional, Rangel explica que ele significará um momento de solidificar e fortalecer a política pública para o segmento em todo o Brasil. O tema deste ano da 4ª Conferência Nacional será: “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.
Após São Mateus, as demais Conferências Territoriais acontecem em Nova Venécia, no dia 18, em Colatina, no dia 20 e na Região Metropolitana no dia 25.

Para participar basta fazer uma rápida inscrição através do link: https://forms.gle/LMdn6uVwqZExNsit5
No Congresso Nacional tramita, desde 2019, a PEC 69/2019, que inclui a economia solidária entre os princípios da Ordem Econômica, como inciso X do artigo 170 da Constituição Federal.
Aprovada no Senado, a Proposta de Emenda Constitucional encontra-se na Câmara dos Deputados, onde sua última movimentação é de 13 de dezembro de 2023, na Comissão de Constituição e Justiça, quando foi suspensa a discussão em razão da ausência do Relator. (Da Redação com Assessoria)
Comente este post