A adolescente Yasmin dos Anjos Liborio, 14 anos, que havia desaparecido e mobilizou agentes da Polícia Civil de Linhares à sua procura, fez contato com a família e já voltou para casa dos pais, no bairro Santa Cruz.
Yasmin havia saído de casa às 20h20 da última quarta-feira (28) e não retornou, nem apareceu na escola. O registro da ocorrência foi feito pela mãe da adolescente, Ana Paula dos Anjos Freire Fernandes na 16ª Delegacia Regional de Linhares.
A foto dela foi publicada com autorização da família dada à Polícia e houve ampla mobilização da sociedade local no compartilhamento. De acordo com as autoridades policiais, “já está tudo bem na família e é uma preocupação a menos”. Havia uma preocupação maior porque o bairro onde ela mora com a família já foi considerado, em 2019, o mais violento do Estado.
Em 2023, mais de 150 pessoas desapareceram no Espírito Santo. Naquele ano, o Estado tinha a maior taxa de desaparecidos do Sudeste e o 5º lugar no ranking nacional. No acumulado, entre 2022 e 2024, o Estado registrou mais de 5 mil pessoas desaparecidas.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
A Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, participou da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, e a primeira etapa foi a Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas com o objetivo de ampliar o banco de dados genéticos nacional para auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas e colaborar com a resolução de casos.
Foram 58 casos de desaparecidos atendidos nos municípios de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares. .
Durante a mobilização no Espírito Santo, foram atendidas famílias relacionadas a 58 pessoas desaparecidas e coletados 74 perfis de DNA. Sendo que, em Vitória, foram 41 casos de desaparecidos e 53 coletas de DNA realizadas; em Linhares, foram sete casos de desaparecidos e nove coletas de DNA feitas; em Colatina, foram cinco casos de desaparecidos e cinco coletas de DNA; já em Cachoeiro, foram cinco casos de desaparecidos e sete coletas de DNA feitas.
A coleta de material de DNA está prevista para ser um serviço permanente. A partir desta segunda-feira (02), é possível realizar a coleta em Vitória, no seguinte local:
- Instituto Médico Legal (IML): R. José Farias, s/nº – Santa Luíza, Vitória/ES. Contato: (27) 3225-8260 (somente WhatsApp).
Em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares, o serviço em breve estará disponível permanentemente.
A próxima etapa acontecerá ao longo do mês de setembro. Neste momento, será realizada a coleta de DNA e impressões digitais de pessoas vivas não identificadas. A última etapa está prevista para o mês de outubro e será feita a coleta de impressões digitais do passivo de pessoas falecidas não identificadas no Instituto Médico Legal e nos Serviços Médicos Regionais.
A PCIES comunica que qualquer pessoa que possui um familiar desaparecido, e ainda não realizou a coleta de DNA, deve procurar um dos nossos pontos de coleta durante a campanha, que começou na última terça-feira (27) e termina nesta quinta (29), no locais informados ao final desta reportagem.
Quem pode doar:
Familiares de pessoas desaparecidas, preferencialmente em primeiro grau (pai, mãe, filhos, irmãos).
O que levar no dia da coleta:
- Documento de identificação com foto.
- Informações sobre o Boletim de Ocorrência do desaparecimento (número, estado de registro e delegacia).
Informações importantes:
- A coleta de DNA é rápida, indolor e feita por meio de um cotonete passado na parte interna da bochecha.
- O material genético coletado será comparado com o banco de dados nacional, aumentando as chances de encontrar seu familiar.
Onde se informar:
Entre em contato com o Laboratório de DNA Forense da PCIES pelo telefone (27) 3198-6073.
SERVIÇO: LOCAIS DE COLETA
Coleta em Vitória – Dias 27, 28 e 29/08
Auditório Hermógenes Lima Fonseca da Assembleia Legislativa de Espírito Santo – ALES:
Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá, Vitória – ES.
Contato: (27) 3198-6072 – laboratorio.dna@pci.es.gov.br
Coleta em Cachoeiro de Itapemirim – Dia 28/08
Sede da Polícia Científica em Cachoeiro de Itapemirim:
Rua Mário Romaneli, 10, Bairro Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim.
Contato: (28) 3526-1740 – criminalistica.cachoeiro@pci.es.gov.br
Coleta em Colatina – Dia 28/08
Serviço Médico Legal (SML) de Colatina:
Rua Jordana Sara da Silva, 601, José de Anchieta, Colatina/ES.
Contato: (27) 3198-8127 – medicinalegal.colatina@pci.es.gov.br
Coleta em Linhares – Dia 28/08
Serviço Médico Legal (SML) de Linhares:
Av. São Mateus, 640, Aviso, Linhares.
Contato: (27) 3198-8172 – medicinalegal.linhares@pci.es.gov.br
Assembleia Legislativa tem posto de coleta de DNA de parentes de desaparecidos
Comente este post