A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Barra de São Francisco anunciou, nesta quarta-feira (28), que ultrapassou a marca de cem animais cadastrados no programa estadual de bem-estar animal Pet Vida, neste mês de agosto. Além disso, foram realizados 10 procedimentos de urgência e emergência, incentivando a adoção responsável desses animais, que hoje têm um lar.
O Programa Pet Vida é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Governo do Estado. O programa visa realizar castrações, vacinas antivirais e alguns procedimentos veterinários de forma gratuita, demonstrando o compromisso do município com a causa animal e a responsabilidade social.
Um dos objetivos é a redução significativa da superpopulação de cães e gatos no município, melhorando a saúde e o bem-estar desses pets e reduzindo a exposição da comunidade a possíveis doenças zoonóticas, contraídas de animais não cuidados ou abandonados em vias públicas.
Em Barra de São Francisco, o programa foi criado no dia 12 de março deste ano, e os primeiros atendimentos aos proprietários de animais na sede da secretaria e na clínica conveniada começaram no dia 7 de maio. A partir dessa data, vários proprietários de cães e gatos procuraram a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para solicitar os procedimentos veterinários, ultrapassando a marca de cem cadastros.
O município francisquense foi um dos primeiros do estado a aderir e implementar o programa, tornando-se referência no estado capixaba dentro do Pet Vida.
O Pet Vida tem feito uma diferença significativa na vida de muitas famílias, com o objetivo de não apenas controlar a população de animais, mas também garantir saúde e qualidade de vida.
Segundo a coordenadora técnica do Programa Pet Vida e médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luana Rodrigues Muniz, o compromisso a longo prazo é expandir o alcance do programa, reduzindo o número de animais em vias públicas e aumentando as taxas de adoção no município. Ela agradeceu o empenho dos colaboradores que permitiu a agilidade nos procedimentos, desde o cadastro dos pets até os procedimentos cirúrgicos.

“Desde o seu lançamento, a equipe abraçou essa causa com total dedicação, trabalhando incansavelmente para promover saúde e cuidado aos nossos queridos animais, auxiliando aqueles que cuidam de seus pets com tanto amor e carinho. Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento à clínica conveniada, que tem realizado os procedimentos cirúrgicos com excelência, ética e atenção. Somos profundamente gratos por essa valiosa parceria. O Pet Vida tem feito uma diferença significativa na vida de muitas famílias, com o objetivo de não apenas controlar a população de animais, mas também garantir saúde e qualidade de vida”, destacou Muniz.
Como cadastrar seu pet no programa
O programa pretende atender proprietários de cães e gatos que não possuem condições de custear a castração de seus animais e pessoas que queiram adotar cães e gatos abandonados na rua. Para participar, o proprietário desses animais precisa obedecer aos seguintes requisitos:
- Possuir cadastro atualizado no CADÚNICO, que é o registro de famílias de baixa renda, e que pode ser solicitado na sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vereador Amarino Rodrigues Alves, localizado no Bairro Nova, após a Delegacia Regional de Polícia Civil;
- Preencher o formulário de cadastro de animais dependentes, fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente;
- Apresentar documentos pessoais do proprietário do animal de estimação;
- Os critérios para a elegibilidade serão baseados na renda familiar e no número de animais de estimação que possuem.
O cadastro para participar do programa deve ser realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua João Batista Celestino, nº 226, no Bairro Irmãos Fernandes. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. ( Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post