O setor de serviços no Espírito Santo apresentou um crescimento notável de 3,4% em junho deste ano em comparação com maio, superando a média nacional de 1,7% por mais do que o dobro. Esse avanço é o maior registrado para o mês de junho desde 2017. Os dados, revelados pelo Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo) com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evidenciam o sólido desempenho do estado, que também se destacou na comparação anual, com um crescimento de 6,1% em relação a junho de 2023.
Segundo a análise da Equipe Connect Fecomércio-ES, o setor de serviços no Espírito Santo vem mantendo uma trajetória positiva desde 2021, com variações mensais favoráveis na maior parte dos meses. No acumulado do primeiro semestre de 2024, o volume de serviços no estado cresceu 4,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, uma taxa de crescimento quase três vezes maior que a média nacional de 1,6%. Com esse desempenho, o Espírito Santo alcançou o quarto maior crescimento entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas do Amazonas (6,5%), Tocantins (5,3%) e Santa Catarina (5,2%).
Entre os segmentos que compõem o setor de serviços, o destaque em junho foi para o grupo de “Outros Serviços”, que registrou um aumento de 25,5% em relação a junho de 2023. Esse grupo engloba atividades como apoio à pecuária, produção florestal e agrícola, particularmente relevantes nesta época do ano devido à colheita do café, uma das principais culturas do estado. O Espírito Santo, inclusive, alcançou um recorde de exportação de café em 12 meses, com 8,077 milhões de sacas exportadas entre julho de 2023 e junho de 2024.
Outro segmento de destaque foi o de “Transportes, serviços auxiliares dos transportes e Correio”, que cresceu 7,7% em junho. Esse setor é crucial para a economia do Espírito Santo, dado seu forte vínculo com o comércio exterior. Em junho, as importações no estado atingiram um recorde histórico de US$ 2,21 bilhões, representando um aumento de 74,2% em relação a maio e de 209,4% em comparação a junho de 2023. O aumento nas importações, especialmente de veículos automotores de passageiros, que somaram US$ 1,21 bilhão, elevou a demanda por serviços de transporte e logística especializados no estado.
“O setor de serviços no Espírito Santo vem se afirmando como um dos principais motores do crescimento econômico local, refletindo a estreita conexão entre a economia estadual e o comércio exterior. Esse desempenho é um indicativo promissor para a continuidade do crescimento ao longo do ano”, afirma Ana Carolina Júlio, coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES. ( Da Redação com informações de ES HOJE)
Comente este post