Dos 502 telefones celulares roubados que receberam mensagens da Polícia dentro do programa “Recupera”, cerca de 40% (mais de 200) foram devolvidos, voluntariamente, nas primeiras 48 horas nas Delegacia Regionais da Polícia Civil em Vitória e Vila Velha.
O balanço foi divulgado pelo governador Renato Casagrande (PSB) numa Live pelo perfil dele no Instagram no início da noite deste sábado (27), direto da Regional de Vila Velha, ao lado do secretário de Segurança, Eugênio Ricas.
Entre sexta-feira (26) e sábado (27), 172 celulares foram entregues nas Delegacias Regionais de Vitória e de Vila Velha, e outros 49 serão entregues nos próximos dias. Este é o resultado da primeira etapa do Projeto Recupera.
As autoridades consideram existosa a iniciativa. O governador disse que ainda há tempo de as pessoas em posse desses aparelho fazerem a devolução sem implicação legal. A partir de segunda-feira (29) a conversa muda com quem continuar de posse de celulares roubados.
Equipes policiais começarão a fazer “visitas” às casas das pessoas que estiverem com esses aparelhos e serão indiciadas por receptação dolosa. A Polícia vai também visitar lojas que compram e revendem esses aparelhos.
DOMINGO
Cidadãos que estão em posse de algum celular roubado ou furtado começaram a devolver, nesta sexta-feira (26), o aparelho nas delegacias regionais de Vitória e Vila Velha. O prazo de devolução termina no próximo domingo (28).
Pela manhã do primeiro dia, as delegacias Regionais de Vila Velha e de Vitória registraram grande movimento de pessoas que se apresentaram para devolver o celular após serem notificadas pelo WhatsApp durante a semana.
Os aparelhos recuperados serão entregues aos devidos donos em mutirões previamente agendados pelo Governo do Estado. Os donos dos aparelhos serão contatados pelas equipes do Projeto Recupera e receberão todas as orientações necessárias para a retirada de seus aparelhos.
“Esse sistema já reduziu o percentual de furto e roubo, além da receptação de aparelhos no estado do Piauí. Nós vamos desenvolver aqui no Espírito Santo o nosso próprio sistema. Temos a certeza de que esse é mais um passo para diminuir os crimes contra o patrimônio, inibindo os bandidos sabendo que os aparelhos furtados ou roubados serão interceptados pela nossa Polícia e devolvidos aos donos”, afirmou o governador Renato Casagrande no lançamento do programa durante a semana.
A estratégia visa à redução dos furtos e roubos de celulares, portanto, da ocorrência de crimes, mas também ao cidadão que comprou de boa fé os aparelhos possam ficar em paz com a Justiça, ainda que com prejuízo financeiro. (Da Redação)
Comente este post