Nesta segunda-feira (15), a Rede Vitória divulgou pesquisa pré-eleitoral para a prefeitura de São Mateus, realizada pela Futura, no projeto 100% Cidades. O estudo ouviu 400 pessoas entre os dias 27 de junho e 3 de julho de 2024.
Cenário Espontâneo e Estimulado
Na pesquisa espontânea, o ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB), mesmo inelegível, lidera com 12% das intenções de voto. Carlinhos Lyrio (Republicanos) vem logo em seguida, com 10,9%, seguido de Marcus Batista da Cozivip (Podemos) com 9,5%. A margem de erro de 4,9% para mais ou para menos coloca os três candidatos tecnicamente empatados.
Em termos de rejeição, Amadeu Boroto também lidera, sendo rejeitado por 26,1% dos eleitores mateenses.
No cenário estimulado, que considera todos os candidatos possíveis, Amadeu Boroto mantém a liderança com 26,3% das intenções de voto, seguido de perto por Carlinhos Lyrio, com 23,8%. Marcus da Cozivip fica em terceiro, com 16,2%. Nos cenários alternativos, sem a participação de Boroto, Carlinhos Lyrio assume a dianteira com 28,6%, seguido de Marcus da Cozivip com 16,7%.
Rejeição e Preferências
Além de Amadeu Boroto, outros candidatos também enfrentam altos índices de rejeição: Paulo Fundão (União Brasil), Pastor Nills Castberg (PL) e Carlinhos Lyrio estão tecnicamente empatados nesse aspecto, todos com índices de rejeição acima de 19%.
Informação e Metodologia
A pesquisa revela que a maioria dos eleitores se informa através de conversas com amigos e parentes (25,3%), seguido por redes sociais (18,8%) e televisão (18,7%). A metodologia utilizada envolveu 400 entrevistas por telefone assistido por computador, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08724/2024.
Com a eleição se aproximando, a dinâmica das preferências eleitorais em São Mateus continua a se revelar complexa, com uma significativa parcela de eleitores ainda indecisos ou não definidos em relação aos seus candidatos preferidos.
(Da Redação com Folha Vitória)
Comente este post