A Prefeitura realizará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, duas campanhas de vacinação nesta semana. Ambas em locais diferentes.
A primeira, contra a Dengue, será realizada na Unidade Básica de Saúde do Centro, na próxima quarta-feira, dia 19 de junho, das 13 às 15 horas. O público alvo são crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Porém, pacientes que tenham apresentado sintomas ou confirmado a doença há menos de 6 meses, não podem receber a primeira dose.
A segunda será contra a Influenza, a ser realizada na Unidade Básica de Saúde de Cachoeirinha de Itaúnas, na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, das 8h30 da manhã às 12 horas. O público alvo será a população acima de seis meses de idade.
Os documentos necessários para receber as vacinas contra a Dengue e a Influenza são: Cartão de Vacina, CPF e cartão do SUS.
Com o objetivo de imunizar todo o público alvo, a Prefeitura está realizando campanhas de vacinação itinerantes nos bairros do Centro e nas sedes dos Distritos, em datas previamente anunciadas. Hoje (18) foi a vez do bairro Colina receber a Campanha de Vacinação contra a Influenza na Unidade Básica de Saúde do Bairro. Novas campanhas em outros locais do município serão realizadas.
A importância da imunização contra a Influenza
O aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e a chegada do clima frio e seco acendem o alerta para a importância da vacinação contra doenças como a gripe (Influenza).
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a vacinação em massa evita de duas a três milhões de mortes anualmente e poderia salvar mais 1,5 milhão de vidas se sua aplicação fosse ampliada. São impedidos, mundialmente, ao menos quatro falecimentos por minuto todos os anos.
A vacina contra gripe estimula a produção de anticorpos contra a proteína expressa no vírus Influenza, a hemaglutinina (HA). Dessa forma, quando o vírus penetra o corpo, o organismo detecta sua presença e os anticorpos o neutralizam, prevenindo a infecção.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus: A, B, C e D. Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais. Os principais sintomas da gripe são febres, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e suas complicações, que em alguns casos podem levar o paciente ao óbito.
A importância da imunização contra a Dengue
Quem pega dengue uma vez pode ser reinfectado depois por outro subtipo do vírus. Quando isso acontece, a pessoa tem risco maior de desenvolver uma doença grave.
A vacinação contra a dengue reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus.
Esta doença viral pode causar sintomas graves, como febre alta, dores no corpo, fadiga intensa e, em alguns casos, a morte. A dengue afeta milhões de pessoas a cada ano, tornando-se um problema de saúde pública global.
Individualmente, as vacinas reduzem o risco de doenças graves, reduzindo assim a probabilidade de hospitalização e complicações. Além disso, a vacinação em massa ajuda a reduzir a propagação do vírus e ajuda a proteger toda a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
( Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post